sexta-feira, 3 de junho de 2022

Educação em Saúde realiza palestras na Escola Municipal Felisberto de Carvalho

 


O setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde (IEC), do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), realizou palestras sobre higiene pessoal, pediculose, meio ambiente e guarda responsável de animais na Escola Municipal Felisberto de Carvalho, bairro Vila Progresso.

A ação educativa em saúde ocorreu nos dias 24 e 25 de maio e teve como público-alvo alunos do ensino fundamental.

Os agentes Delcir Vieira e Patrícia de Oliveira, e a estagiária Caroline Soares desenvolveram a atividade por meio de explanação e exibição de slide-show, abordando os seguintes tópicos: higiene pessoal - conceito de higiene, higiene pessoal e ambiental, e lavagem das mãos e saúde; pediculose - tipos de piolhos, o piolho capilar, ciclo de vida, principais dificuldades causadas nas crianças e jovens, prevenção e tratamento; meio ambiente - conceito de lixo, a linguagem dos 4R’s (Reeducar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar), lixo reciclável e lixo não reciclável, e como evitar o desperdício da água; guarda responsável de animais - cuidados com cães e gatos, alimentação, higiene e espaço dos animais, condução e recolhimento de fezes em vias públicas, abandono, a doença raiva, saúde e vacinação.

Os principais objetivos das atividades foram:

Higiene pessoal – ensinar e estimular hábitos de higiene pessoal, levando os estudantes a perceberem a importância de adquirirem comportamentos saudáveis para evitar doenças.

Pediculose - levar o público a perceber a importância de adquirirem comportamentos saudáveis, evitando assim a pediculose, infestação causada por piolhos.

Meio Ambiente – sensibilizar sobre a importância da coleta seletiva e reciclagem do lixo, bem como da economia da água, para o meio ambiente,

Guarda Responsável de Animais - sensibilizar os alunos sobre as responsabilidades e cuidados que devem ter com seus animais de estimação – especialmente cães e gatos – para que evitem o sofrimento dos mesmos e a transmissão de doenças para outros animais e para a população humana.

“A garotada participou com muito interesse. A dúvida mais comum apresentada foi sobre a eficácia do uso do vinagre para remoção de lêndeas e piolhos. Houve relatos a respeito de como o lixo nas ruas acaba contribuindo para o aumento de enchentes e da dificuldade de se encontrar lixeiras nas ruas do município, principalmente as de coleta seletiva. Alguns comentaram sobre a existência de ratos nas ruas do domicílio de moradia”, contou Patrícia.

Cada turma e seu respectivo professor escolheram o tema preferido a ser assistido para que, mais adiante, elaborassem trabalhos e multiplicassem as informações na culminância do Projeto Ligados em Saúde dia 22 de outubro deste ano, quando haverá uma exposição para a família. 










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.