O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) – através do setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde (IEC) – realizou uma palestra no Médico de Família do Cantagalo nesta segunda-feira (13/02), com o objetivo de informar os agentes comunitários de saúde sobre a esporotricose e instruí-los para o emprego do conhecimento nas ações a serem realizadas na comunidade.
Conhecida como "a doença do jardineiro", a esporotricose é uma zoonose que, além dos humanos, atinge os animais silvestres e domésticos, como gatos e cachorros. Em 2022, Niterói registrou 13 casos da doença em humanos.
A ação educativa em saúde foi desenvolvida pelos agentes Delcir Vieira e Patrícia de Oliveira por meio de bate papo interativo e apresentação de slide-show, e abordou os seguintes apresentados: o que é esporotricose, agente causador (fungo), como é transmitido, como o gato se contamina, como se contrai a doença do gato, prevenção e tratamento.
Os participantes confirmam a presença expressiva de gatos na comunidade, muitos desses felinos são comunitários, e recebem comida e água, porém ninguém se responsabiliza em vermifugar, castrar ou levar ao veterinário. Eles também informaram que quase todo o território tem gatos com lesões e muitas residências com o ambiente favorecem a presença de fungos por conta de madeiras, vegetação, umidade e muitos gatos.
A equipe identificou a necessidade de uma ação efetiva de castração na região, para reduzir a disseminação da doença e melhorar a qualidade de vida dos animais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.