Na última quarta-feira, 01/02, o Centro de Controle de Zoonoses de Niterói (CCZ), por meio do setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde (IEC), realizou uma importante atividade de sala de espera sobre esporotricose no Médico de Família do Maceió.
A ação educativa em saúde teve como objetivo esclarecer os usuários sobre a doença, o tratamento e a importância da adoção de medidas preventivas no ambiente domiciliar.
Os agentes Delcir Vieira e Patrícia de Oliveira desenvolveram o tema por meio de bate papo interativo, abordando os seguintes tópicos: o que é esporotricose, prevenção, a importância do diagnóstico para um tratamento eficaz e a castração como medida para evitar animais errantes na comunidade.
O público era formado por pessoas que buscam os serviços de saúde da unidade. Enquanto aguardavam o atendimento, participaram da ação com interesse, apresentando dúvidas e questionamentos. Algumas pessoas informaram que existe um número expressivo de animais na rua, no entanto, mesmo tendo água e comida, ninguém se responsabiliza por tratá-los de possível zoonose.
A ação educativa foi muito importante para sensibilizar a população sobre a importância de prevenir e tratar a esporotricose, bem como para incentivar a adoção de medidas preventivas no ambiente domiciliar. Em 2022, Niterói registrou 13 casos da doença em humanos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.