sexta-feira, 17 de fevereiro de 2023

Educação em Saúde realiza palestra sobre esporotricose para agentes comunitários de saúde do PMF Maceió

 


Na última semana (dia 08/02), o setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde (IEC) – do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) – realizou uma palestra sobre esporotricose no Médico de Família do Maceió. 

O objetivo foi informar os agentes comunitários de saúde sobre a zoonose e instruí-los para o emprego do conhecimento nas ações a serem realizadas na comunidade. 

Conhecida como “a doença do jardineiro”, a esporotricose é uma zoonose que, além dos humanos, atinge os animais silvestres e domésticos, como gatos e cachorros. Nos gatos, a forma grave da doença é mais disseminada. Em 2022, Niterói registrou 13 casos da doença em humanos.

A ação educativa em saúde foi desenvolvida pelos agentes Delcir Vieira e Patrícia de Oliveira por meio de bate papo interativo e apresentação de slide-show, e abordou os seguintes tópicos: o que é esporotricose, agente causador (fungo), transmitido, como o gato se contamina, como se contrai a doença do gato, prevenção e tratamento.

“Foi enriquecedor a troca de experiências com os profissionais. O tema foi bastante explorado, muitas dúvidas foram elucidadas, especialmente quanto ao diagnóstico e tratamento do animal com suspeita de esporotricose. Enfatizamos a importância de um ambiente saudável, quintais limpos e organizados, animais tratados e castrados. Orientamos também sobre o protocolo de encaminhamento para o tratamento da esporotricose humana. Houve relatos de que existe na região muito abandono de gatos”, relatou Patrícia. 

Além disso, foi destacada a importância de se realizar exames laboratoriais para confirmar o diagnóstico da doença, bem como a necessidade de se adotar medidas preventivas para evitar a disseminação da zoonose.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.