Tendo como objetivo informar, discutir e esclarecer sobre o que são arboviroses, os riscos envolvidos, prevenção e tratamento, o setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde (IEC), do Centro de Controle de Zoonoses de Niterói (CCZ), realizou na última semana (07 de agosto) palestra no Módulo Médico de Família do Atalaia.
O IEC, composto por Marcelo Lins, Rodolfo Teixeira, Rosani Loureiro desenvolveu um bate-papo interativo com exibição de slide-show, abordando os seguintes tópicos: arboviroses transmitidas pelo Aedes aegypti (dengue, zika, chikungunya e febre amarela urbana) e seus sintomas, principais medidas de prevenção, e combate aos possíveis criadouros do vetor. A temática foi sugerida pelo próprio MMF.
Segundo Rosani, os agentes apresentaram muito sobre o dia a dia da profissão na comunidade, o que encontram nas residências. Foram consideravelmente atenciosos e participativos. A discussão se estendeu a outros temas relevantes como roedores e as atribuições do agente de controle de zoonoses/agente de combate às endemias na localidade. Alguns relataram que na área existem muitas casas interditadas que, por estarem vazias, abrigam ratos e que estes invadem casas vizinhas, causando transtorno aos moradores, e também tem muita água parada, possível foco do Aedes aegypti.
A equipe sugeriu o retorno para trabalhar o tema Roedores em vista de ter percebido a necessidade de aprofundamento das informações que possam ajudar aos profissionais a como auxiliar a comunidade nessa questão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.