sexta-feira, 18 de agosto de 2023

Educação em Saúde realiza palestra sobre esporotricose no Médico de Família do Badu

 


Com o objetivo foi informar os agentes comunitários de saúde e instruí-los para o emprego do conhecimento nas ações a serem realizadas na comunidade, nesta quarta-feira (16/08), o setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde (IEC) – do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) – realizou palestra sobre esporotricose no Médico de Família do Badu.  

Conhecida como “a doença do jardineiro”, a esporotricose é uma zoonose que, além dos humanos, atinge os animais silvestres e domésticos, como gato e cachorro. Nos gatos, a forma grave da doença é mais disseminada.  

A ação educativa em saúde foi desenvolvida pela agente Patrícia de Oliveira, com a colaboração da estudante de medicina veterinária da UFF Fernanda Azevedo.  Por meio de bate papo interativo, a dupla abordou os seguintes tópicos: o que é esporotricose, agente causador (fungo), transmissão, como o gato se contamina, como se contrai a doença do gato, prevenção e tratamento. 

A temática já foi trabalhada no módulo, no entanto, devido ao aumento expressivo de casos de suspeita de esporotricose no entorno e a admissão de novos ACS’s, decidiu-se realizar nova palestra.  “A atividade foi bastante explorada pelo público, especialmente os novos.  Ao final, sugerimos a criação de uma relação de nomes e telefones de tutores de animais com suspeita de esporotricose para uma possível ação do CCZ/Seção de Controle de População Animal na comunidade”, disse Patrícia. 

A próxima palestra será no dia 12/09 sobre caracol gigante africano (Achatina fulica).



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.