Nesta terça-feira (01/08) o Centro de Controle de Zoonoses de Niterói – através do setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde (IEC) – realizou palestra sobre esporotricose no Condomínio Village Pendotiba, bairro Maria Paula. A atividade foi uma solicitação do administrador Fernando Miguel, que prioriza a educação e atualização dos seus colaboradores.
O objetivo foi fornecer informações e sensibilizar os funcionários sobre essa doença fúngica que afeta tanto humanos quanto animais, como gatos.
Conhecida como “a doença do jardineiro”, a esporotricose é uma zoonose que, além dos humanos, atinge os animais silvestres e domésticos, como gato e cachorro. Nos gatos, a forma grave da doença é mais disseminada.
A ação educativa foi desenvolvida pelos agentes Delcir Vieira e Patrícia de Oliveira por meio de explanação e exibição de slide-show. Foram abordados os tópicos: o que é esporotricose, agente causador (fungo), transmissão, como o gato se contamina, como se contrai a doença do gato, prevenção e tratamento.
De acordo com Patrícia, a palestra foi muito bem recebida por todos e muitas dúvidas foram esclarecidas quanto aos métodos de prevenção e tratamento da doença no animal e no humano. O evento contou com a participação do agente de controle de zoonoses setorizado, Joao Marcos de Oliveira Almeida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.