quinta-feira, 30 de outubro de 2025

Resumo das principais ações educativas de setembro/2025

No dia 08 de setembro, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), por meio do setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde (IEC), participou de uma Ação de Saúde Bucal realizada na Sociedade Pestalozzi.

A ação foi coordenada pelo Médico de Família do Badu, com a presença da dentista Viviane Araújo e de agentes comunitários de saúde. A palestra sobre saúde bucal foi realizada no auditório e direcionada a alunos, usuários e seus responsáveis.

As agentes Jorgete Melo e Patrícia de Oliveira, representantes do CCZ/IEC, aproveitaram a oportunidade para divulgar a Campanha de Vacinação Antirrábica Animal de 2025. A atividade contou com o total apoio da enfermeira Ticiane Rocha, que atuou como apresentadora e facilitadora do evento.





No dia 09 de setembro, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), por meio do setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde (IEC), participou de uma ação educativa no Médico de Família do Cantagalo.

A atividade foi voltada para o grupo de gestantes do Programa Escola da Família, e as agentes Jorgete Melo e Patrícia de Oliveira abordaram o tema "Boas Práticas na Manipulação de Alimentos".

O conteúdo gerou grande entusiasmo e possibilitou o esclarecimento de muitas dúvidas. Pelos relatos das gestantes, verificou-se que hábitos domésticos essenciais — como armazenar imediatamente alimentos prontos na geladeira (de preferência em potes de vidro), higienizar frutas e verduras com água sanitária e evitar contaminação cruzada no preparo das refeições — precisam ser mais praticados.

As agentes aproveitaram a oportunidade para divulgar a Campanha de Vacinação Antirrábica Animal de 2025. O grupo demonstrou-se bastante participativo, e a ação contou com o total apoio da RT Aline Rodrigues e dos agentes comunitários de saúde.




No dia 17 de setembro, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), por intermédio do setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde (IEC), realizou uma ação de divulgação no CIEP 450 Emiliano Di Cavalcanti, no bairro Badu.

Representado pelas agentes Jorgete Melo e Patrícia de Oliveira, o CCZ/IEC divulgou a Campanha de Vacinação Antirrábica Animal de 2025 para os agentes comunitários de saúde que participam do curso Mais Saúde Com Agente. A preceptora do curso é Jéssica Martins.





Em 23 de setembro, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), por meio do setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde (IEC), integrou as atividades do Setembro Amarelo na Policlínica Regional do Largo da Batalha (PRLB).

Representado pelas agentes Jorgete Melo e Patrícia de Oliveira, o CCZ/IEC participou do grupo de idosos coordenado pela psicóloga Laís Sather, do Ambulatório de Saúde Mental da PRLB.

A equipe do IEC colaborou na atividade apresentando os benefícios para a saúde física e mental de viver em ambientes limpos, organizados e livres de vetores, transformando as casas em espaços mais seguros e saudáveis.

O momento também foi aproveitado para divulgar a Campanha de Vacinação Antirrábica Animal de 2025 e esclarecer dúvidas sobre os pré-requisitos para a vacinação domiciliar. O grupo demonstrou-se bastante receptivo e participativo.





No dia 30 de setembro, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), por meio do setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde (IEC), realizou uma palestra sobre higiene pessoal para os alunos da turma multiplicadora 901 do CIEP 450, que integram o Projeto Ligados em Saúde.

As agentes Jorgete Melo e Patrícia de Oliveira representaram o CCZ na ação.

Visto que este público está concluindo o Ensino Fundamental II e alguns participarão de processos seletivos para o Programa Jovem Aprendiz — que visa preparar e incentivar jovens no mercado de trabalho —, a equipe do IEC reforçou a importância da imagem pessoal. A grande maioria dos presentes demonstrou interesse pelo assunto abordado.




No dia 30 de setembro, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), por intermédio do setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde (IEC) e representado pela agente Adriana Heizer, realizou uma palestra sobre o Aedes aegypti e o Método Wolbachia. A atividade ocorreu no Colégio Itapuca, em Piratininga, durante uma ação educativa sobre insetos promovida por estudantes de veterinária.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.