sexta-feira, 15 de julho de 2016

Educação em Saúde fala sobre arboviroses em empresa de engenharia






Nesta quarta-feira (13/07), o setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde (IEC) – do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) – realizou palestras sobre arboviroses na Oceaneering, localizada na Ilha da Conceição, em atendimento ao convite desta empresa.   A ação educativa em saúde teve como objetivo informar, discutir e esclarecer o que são essas doenças, os riscos envolvidos, cuidados e tratamento.

Como metodologia, a equipe do IEC – representada por Antônio Pessoa, Daniele Caviare, Glória Moreira (coordenação) e Patrícia de Oliveira – desenvolveu explanação e exibição de slide-show, nas quais abordaram tópicos como as principais arboviroses transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti no momento (dengue, chikungunya e zika), características do inseto, dados atuais sobre a situação da microcefalia no país, a Síndrome de Guillain-Barré, e medidas de prevenção e combate ao vetor.

A participação do público e a interação deste com os palestrantes foram dinâmicas e bem satisfatórias.  Embora demonstrasse certo conhecimento sobre o tema, a maioria dos cento e oitenta e cinco funcionários desejou aprender mais, expondo dúvidas e questionamentos, especialmente sobre zika e microcefalia, possível reprodução do Aedes aegypti em águas salgadas, o carro “fumacê”, a eficácia dos "mosquitos do bem", e síndrome de Guillan Barré.

A oportunidade de troca de informações e esclarecimentos foi bastante proveitosa.  Ao final de cada uma das quatro apresentações, os participantes agradeciam a iniciativa e se propunham a pôr em prática as atualizações recebidas, principalmente sobre prevenção e combate ao mosquito no ambiente de trabalho e domiciliar.   

A Oceneering é uma fornecedora global de produtos e serviços de engenharia para a indústria de óleo e gás. No Brasil fornece serviços de intervenção submarina para a Petrobras desde 1979.








Nenhum comentário:

Postar um comentário