quinta-feira, 21 de julho de 2016

Palestra sobre Arboviroses no “Sábado Letivo” da Escola Municipal Vera Lúcia Machado






No último sábado (16/07), o setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde (IEC) – do Centro de Controle de Zoonoses de Niterói (CCZ) – realizou palestra sobre arboviroses (dengue, zika e chikungunya) no evento “Sábado Letivo”, promovido pela Escola Municipal Vera Lúcia Machado, em Badu.

O objetivo da ação educativa em saúde foi sensibilizar a comunidade escolar sobre a importância de cada um fazer a sua parte no combate ao mosquito Aedes aegypti  (principal transmissor da dengue, zika e chikungunya no país) , com a vigilância constante do ambiente de convívio, evitando a água parada em locais que possam servir como criadouros do inseto.

Por meio de diálogo interativo e apresentação de slide-show, pais e professores, num total de 60 participantes, receberam informações sobre as doenças,  dados atuais a respeito da situação da microcefalia no país, a síndrome de Guillain-Barré, características do Aedes aegypti, e principais medidas de prevenção e combate ao vetor.

Segundo a agente Patrícia de Oliveira, a participação do público foi bem ativa e interessada:  “Os participantes se envolveram de fato na atividade, relatando situações cotidianas, discutindo tópicos abordados e apresentando questões e dúvidas.  Alguns até disseram conhecer pessoas que desenvolveram a síndrome de Guilain-Barré após infecção viral”, contou a palestrante. 






Nenhum comentário:

Postar um comentário