No último sábado (16/07), o setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde (IEC) – do Centro de Controle de Zoonoses de Niterói (CCZ) – realizou palestra sobre arboviroses (dengue, zika e chikungunya) no evento “Sábado Letivo”, promovido pela Escola Municipal Vera Lúcia Machado, em Badu.
O objetivo da ação educativa em saúde foi sensibilizar a comunidade escolar sobre a importância de cada um fazer a sua parte no combate ao mosquito Aedes aegypti (principal transmissor da dengue, zika e chikungunya no país) , com a vigilância constante do ambiente de convívio, evitando a água parada em locais que possam servir como criadouros do inseto.
Por meio de diálogo interativo e apresentação de slide-show, pais e professores, num total de 60 participantes, receberam informações sobre as doenças, dados atuais a respeito da situação da microcefalia no país, a síndrome de Guillain-Barré, características do Aedes aegypti, e principais medidas de prevenção e combate ao vetor.
Segundo a agente Patrícia de Oliveira, a participação do público foi bem ativa e interessada: “Os participantes se envolveram de fato na atividade, relatando situações cotidianas, discutindo tópicos abordados e apresentando questões e dúvidas. Alguns até disseram conhecer pessoas que desenvolveram a síndrome de Guilain-Barré após infecção viral”, contou a palestrante.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.