sábado, 13 de agosto de 2016

Agentes Comunitários apresentam projetos de saúde e meio ambiente






Na tarde desta quarta-feira (10/08) vinte e três agentes comunitários de saúde que atuam em módulos do Programa Médico de Família comemoraram o encerramento do Curso de Formação Básica de Agentes de Vigilância em Saúde Ambiental em solenidade de formatura, realizada na Câmara dos Diretores Lojistas de Niterói.

Durante o evento os formandos apresentaram seus trabalhos de conclusão de curso para uma banca examinadora composta pelos colaboradores:  Almir Medeiros, chefe do Laboratório de Zoonoses, e Maria da Glória Moreira, coordenadora do setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde – ambos do Centro de Controle de Zoonoses; Eleinne Felix Amim, enfermeira e supervisora de saúde coletiva de Praias da Baía II; e Faiana Morais, assistente social e supervisora dos agentes comunitários da região oceânica.

Cerca de setenta pessoas – entre familiares, amigos e profissionais da Fundação Municipal de Saúde – prestigiaram a exposição de projetos de intervenção propostos pelos agentes para as áreas onde atuam.  Atividades educativas, esportivas, de sensibilização e de pesquisa aprofundada das necessidades comunitárias foram as ideias apresentadas, aliando saúde e meio ambiente.

Os agentes mostraram que atitudes simples promovem transformações significativas e melhoram a qualidade de vida num bairro, e que a comunidade engajada pode gerar ações e soluções para o desperdício da água, o descarte correto dos resíduos sólidos, o esgotamento sanitário incorreto, e o incentivo à prática de esportes.

“Este curso começou com primeiros agentes comunitários de saúde e ganhou um novo impulso com o projeto Enseada Limpa. Como os agentes comunitários são moradores da região e a maioria nunca atuou em vigilância em saúde, é importante que eles sejam preparados para ter um olhar diferenciado da comunidade. Eles recebem formação em vigilância epidemiológica, sanitária, saúde do trabalho e ambiental. Além de estudarem, eles vão colocar em prática todos os projetos desenvolvidos, beneficiando a comunidade”, destaca Cláudio da Silva Moreira, coordenador do curso.

O agente comunitário Victor Vinícius da Silva, que atua no Preventório, em Charitas, faz parte da equipe que desenvolveu o projeto “O consumo consciente e o desperdício de água na comunidade do Preventório”.  Ele explica que os profissionais saíram capacitados, enxergando melhor os detalhes que influenciam na qualidade de vida dos moradores, e prontos para aprimorar o atendimento para a população. “Tivemos aulas de legislação do SUS, comunicação, vigilância epidemiológica e sanitária. O mais importante não é pensar em um projeto, e sim colocá-lo em prática, como todos estão fazendo”, frisou.

Jaqueline Nascimento, agente comunitária que atua na área do Badu, na Região de Pendotiba, apresentou um trabalho sobre conscientização do descarte correto do lixo. Entre as propostas da equipe estão:  a instalação de lixeiras em pontos estratégicos, campanhas de conscientização e a pintura de grafites em muros da região.  “O curso e o desenvolvimento do projeto são importantes porque aproveitam o vínculo dos agentes com a comunidade para melhorar a qualidade de vida dos moradores”, pontua a agente.


Formandos

Dayse Felix de Souza Lima, Jaqueline Gonçalves Nascimento, Rafaella Mendonça da Silva e Vanessa Almeida da Silva – Clínica Comunitária da Família do Badu.

Jamilde Jesus Teixeira Alves, Karen Luz Abreu e Victor Vinícius Belarmino da Silva – PMF Preventório II.

Adriana Rodrigues da Silva e Paula Valéria Costa de Oliveira Chagas – PMF Preventório I.

Aline França da Silva, Júlia Oliveira Silva e Kelly Barros Braga – PMF Grota II.

Rosemeri José de Mendonça Santos – PMF Jurujuba.

Ariela Ramos Caes e Silva, Marianna Rosa de Faria Souza, Sara Toledo de Souza e Vilma Chapetta – PMF Teixeira de Freitas.

Adriana Alcântara de Souza Moura e Otávio Gonçalves Panzemback – PMF Grota I.

Alessandra Melo Lopes, Cristiane Ribeiro da Costa e Igor Alves Santos – PMF Ilha da Conceição.


















O curso

O curso foi uma iniciativa do Núcleo de Ensino Permanente e Pesquisa (NEPP) em parceria com o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) – este, através do setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde, e da Seção de Controle Ambiental.  Teve como objetivo formar profissionais de nível médio, responsáveis pela execução das ações de Vigilância em Saúde que atuam no âmbito do Programa Médico de Família, oferecendo-lhes subsídios teórico-práticos relativos à globalidade do processo de trabalho que contribuam para a adoção de uma prática mais crítica, reflexiva e inovadora.

Iniciado em abril deste ano, o curso, desenvolvido com base no PROFORMAR, foi dividido em oito módulos com um total de 36 horas /aula e ainda 100 horas /aula destinadas à produção dos trabalhos de campo e de conclusão.  As reuniões foram quinzenais, no auditório do NEPP, com duração de três meses.

Os profissionais Cláudio da Silva Moreira (Seção de Controle Ambiental) e Devylson da Costa Campos (Laboratório de Zoonoses), ambos do CCZ, ministraram aulas envolvendo as seguintes temáticas:  “O SUS e a Vigilância em Saúde”, “O Processo de Trabalho da Vigilância em Saúde”, “O Território e a Vigilância em Saúde”, “Trabalho e Ambientes Saudáveis”, “Informação e Diagnóstico de Situação”, “Planejamento em Saúde e Práticas Locais” e “Educação e Ação Comunitária”.


PROFORMAR

O Programa de Formação de Agentes Locais de Vigilância em Saúde (Proformar) resulta de uma parceria entre a Fundação Nacional de Saúde/Funasa e a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio/Fiocruz.

O Curso contribui para a construção de um projeto político-pedagógico dentro do SUS e conta com o apoio de estados e municípios; da Educação a Distância da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca e do Canal Saúde.

Com educação continuada e permanente, o Proformar conjuga o ensino a distância com o presencial, por meio de uma rede de articuladores pedagógicos, de suporte logístico, dos Núcleos de Apoio à Docência e de materiais didáticos que estabelecem estreita relação entre teoria e prática, ensino e serviços, escola e comunidade. (Fonte:http://www.ead.fiocruz.br/curso)


Programa Enseada Limpa

O Programa ENSEADA LIMPA, de iniciativa da Prefeitura de Niterói, foi lançado em 2013, no início da atual administração, e tem como objetivo maior fazer com que a Enseada de Jurujuba seja a primeira área da Baía de Guanabara a ser totalmente despoluída.

Coordenado pelo vice-prefeito Axel Grael, o programa envolve diversas secretarias municipais e a concessionária Águas de Niterói.  Abrange ações de urbanização e instalação de banheiros nas residências nas quais foi constatada a ausência; ampliação da rede coletora de esgoto e das ligações domiciliares à rede; iniciativas para a gestão de resíduos sólidos, como a não colocação de lixo nas encostas; entre outras medidas.

O Enseada Limpa tem como base territorial a bacia hidrográfica da Enseada de Jurujuba, que abrange os bairros de São Francisco, Charitas, Jurujuba, Cachoeira e parte do Largo da Batalha, além das comunidades de Gavião, Jamelão, Igrejinha, Ponte Velha, Maceió, Preventório, Peixe Galo, Cascarejo e Salinas, entre outras. O programa visa a melhor qualidade das águas e do meio ambiente de modo geral e, sobretudo, a melhoria da qualidade de vida da população desses locais.  (Fonte:  http://www.niteroi.rj.gov.br)



Fonte dos depoimentos:  Prefeitura de Niterói


Nenhum comentário:

Postar um comentário