quinta-feira, 24 de janeiro de 2019

CCZ realiza ação educativa no Projeto Gugu do Engenho do Mato




Nesta quarta-feira (23/01) o Centro de Controle de Zoonoses de Niterói (CCZ) – através do setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde (IEC) – realizou ação educativa em saúde para integrantes do Projeto Gugu do Núcleo do Engenho do Mato. 

O objetivo foi sensibilizar sobre a importância de cada um fazer a sua parte no combate ao mosquito Aedes aegypti – transmissor da dengue, chikungunya, zika e febre amarela urbana.

A equipe, formada por Élcio Nascimento e Rita de Cássia Costa, desenvolveu bate papo interativo com distribuição de panfletos na Praça Irene Lopez Sodré, onde o grupo se reúne para fazer exercícios físicos habitualmente. 

Os agentes abordaram de modo sucinto os seguintes tópicos: arboviroses transmitidas pelo Aedes aegypti (dengue, zika, chikungunya e febre amarela), sintomas, principais medidas de prevenção e combate aos possíveis criadouros do vetor.

“O grupo estava muito animado, interagiu bastante e ficou alarmado com as informações recebidas, principalmente em relação à febre chikungunya e a possibilidade desta doença se tornar crônica.  O organizador do grupo Sr. Aymoré agradeceu a nossa visita e se comprometeu a transmitir as orientações para que, dessa forma, todos tenham um verão livre destas arboviroses”, contou Élcio.


Projeto Gugu

O Projeto Gugu é um dos mais bem sucedidos programas de ginástica e incentivo à qualidade de vida voltados para idosos.

Idealizado e comandado pelo médico ortopedista e professor Carlos Augusto Bittencourt Silva (in memoriam), o Projeto Gugu começou em abril de 1995, na Praia de Icaraí, em Niterói. 

Os núcleos foram surgindo, e o mais interessante é que se propunha simplesmente fazer exercícios físicos, e agora reintegra o idoso à sociedade, melhorando-o sob o aspecto físico, psíquico e social. (Fonte:  http://www.funcab.org/gugu.php)

Nenhum comentário:

Postar um comentário