segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

Educação em Saúde realiza sala de espera no PMF Cantagalo





Na última quarta-feira (16/01), o setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde (IEC) – do Centro de Controle de Zoonoses de Niterói (CCZ) – realizou atividade de sala de espera no Médico de Família Eva Ramos, em Cantagalo.  

O objetivo foi alertar os usuários sobre os perigos à saúde causados pelo mosquito Aedes aegypti e animais sinantrópicos como roedores (ratos e camundongos) e pombos, destacando a importância da prevenção.

A equipe do IEC, representada pela agente Patrícia de Oliveira, desenvolveu a atividade por meio de bate papo interativo e distribuição de panfletos, e abordou os seguintes tópicos:  roedores – espécies de roedores urbanos, problemas causados por esses vetores, a leptospirose, e prevenção; arboviroses – arboviroses transmitidas pelo Aedes aegypti (dengue, zika, chikungunya e febre amarela) e seus sintomas, principais medidas de prevenção, e combate aos possíveis criadouros do vetor; pombos - biologia dos pombos, os fatores que favorecem sua presença, quais as principais doenças causadas e como deve ser feito o controle efetivo desses animais.

“Apresentamos nosso trabalho junto aos agentes comunitários de saúde e com total apoio das enfermeiras. Passamos dicas valiosas de como enfrentar esse período de forte calor sem a presença de animais [mosquito, roedores e pombos]. Algumas pessoas relataram sobre a presença constante de baratas e lacraias em suas residências. Orientamos quanto à pratica diária de manter quintais limpos e organizados, livres de criadouros, lixo e entulhos, impedindo assim a permanência desses vetores. Ao final, alguns usuários perguntaram a respeito de soluções para situações específicas. Divulgamos o telefone do Disque Dengue Niterói”, contou Patrícia.






Nenhum comentário:

Postar um comentário