Profissionais do Serviço de Controle de Vetores (SECOV), do Centro de Controle de Zoonoses de Niterói (CCZ), realizaram na manhã de sábado (09/02) mutirão no bairro Engenho do Mato em busca de focos e criadouros Aedes aegypti, mosquito transmissor das arboviroses dengue, chikungunya, zika e febre amarela urbana.
O mutirão teve o objetivo de intensificar as ações já realizadas rotineiramente durante o ano todo e mobilizar a população para o combate ao mosquito.
Os agentes percorreram as ruas, vistoriando casas e comércios, a procura de possíveis focos do inseto, aplicando larvicida e inseticida, quando necessário, e distribuindo material informativo. Do total de imóveis (974), foram vistoriados 721, houve duas recusas aos serviços dos colaboradores e 251 propriedades estavam fechadas. Durante a ação, 19 residências também receberam tratamento contra roedores.
A iniciativa fez parte das estratégias do Comitê de Combate à Dengue da Regional de Itaipu para diminuir a proliferação do inseto na área. O comitê envolve várias secretarias como a de Conservação e Serviços Públicos, Saúde, Educação, Obras, CLIN (Companhia de Limpeza Urbana de Niterói), além de atores sociais da região – associação de moradores, escolas, unidades de saúde, entre outros.
Ação diária – Além dos mutirões, as equipes do CCZ realizam trabalho intenso de rotina de prevenção e combate ao mosquito em Niterói. Agentes vistoriam diariamente imóveis em todas as regiões do município, combatendo focos do inseto e orientando a população. Profissionais do Programa Médico de Família também atuam em parceria com o CCZ nas suas áreas de cobertura. Niterói também possui Comitês Regionais de Combate à Dengue, organizados pelas Policlínicas Regionais, com ações elaboradas de acordo com as características de cada comunidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.