Usuários da Policlínica do Largo da Batalha participaram no dia 10/05 de atividade de sala de espera sobre arboviroses promovida pelo Centro de Controle de Zoonoses de Niterói – através do setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde (IEC).
O principal objetivo foi alertar sobre os perigos à saúde causados pelas arboviroses dengue, zika, chikungunya e febre amarela urbana.
Solicitada pela coordenadora da equipe multiprofissional Andréa Bittencourt, a ação educativa desenvolveu-se por meio de bate-papo interativo e distribuição de panfletos e folders informativos.
Os agentes Delcir Vieira e Patrícia Oliveira falaram sobre mudanças de hábitos no cotidiano para prevenção do mosquito Aedes aegypti, citando as doenças dengue, febre de chikungunya e zika. Como essas doenças tem em comum o mesmo vetor, o Aedes aegypti, é preciso que a população reforce os cuidados para impedir o desenvolvimento de criadouros desse mosquito.
O público era formado por pessoas que buscam os serviços de saúde da policlínica. Enquanto aguardavam atendimento, participaram da ação com interesse, apresentando dúvidas e questionamentos.
“Os participantes demonstraram interesse no assunto abordado e se queixaram da presença de roedores na localidade Matapaca. Divulgamos o telefone do CCZ para fiscalização e vistoria e orientamos sobre a eliminação dos 4A’s [abrigo, água, alimento e acesso], método que contribui para um ambiente limpo e organizado que impossibilita a presença de animais sinantrópicos”, falou Patrícia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.