segunda-feira, 16 de maio de 2022

Mães de alunos do Colégio Estadual Leopoldo Fróes participam de palestra sobre higiene pessoal



Com o objetivo de sensibilizar sobre a importância do cuidado com a saúde familiar, mães de alunos do Colégio Estadual Leopoldo Fróes, em Pendotiba, participaram no dia 05/05 de palestra sobre higiene pessoal promovida pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), por meio do setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde (IEC), nas dependências da unidade escolar. 

O público-alvo era formado por mães de alunos que fazem parte do Mulheres Apoiando a Educação. O M.A.E. é um projeto do Governo do Estado do Rio de Janeiro, através da parceria da Secretaria Estadual de Educação (Seeduc), com a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), e tem por objetivo trazer alunos de volta às salas de aula, tendo as mães como agentes auxiliadoras nessa ação.  Entre as principais atribuições dessas mulheres estão a busca ativa dos estudantes que não renovaram a matrícula, a orientação aos familiares dos estudantes quanto à importância da frequência nas aulas, e a avaliação do cumprimento das medidas sanitárias contra Covid-19.

Os agentes Delcir Vieira e Patrícia de Oliveira esclareceram a importância da prática dos muitos cuidados que exigem o esforço individual e coletivo. A equipe desenvolveu a atividade por meio de diálogo interativo e exibição de slide-show, abordando os seguintes tópicos: conceito de higiene, higiene pessoal e ambiental, lavagem das mãos,  pediculose (tipos de piolhos, o piolho capilar, ciclo de vida, principais dificuldades causadas nas crianças e jovens, prevenção e tratamento) e Covid-19. 

“O bate-papo interativo foi bastante produtivo. Muitas questões foram apresentadas sobre higiene corporal dos adolescentes. Alguns alunos relataram a necessidade do acesso ao absorvente higiênico gratuito com regularidade e a oferta de mais quantidade de uniforme. O grupo relatou que os alunos se sentem mais a vontade para confidenciar questões íntimas como conviver com a depressão e a ansiedade sem tratamento adequado que dificulta bons hábitos, como a rotina com a higiene pessoal. É notório o interesse dos participantes nesses encontros que agregam conhecimento na rotina escolar dos estudantes”, relatou Patrícia.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.