quarta-feira, 10 de setembro de 2025

CCZ participa de reuniões do Projeto Meu Bairro Limpo no Módulo Médico de Família do Cantagalo

 


Em agosto, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) – por meio do seu setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde (IEC) –, representado pelas agentes Jorgete Melo e Patrícia de Oliveira, participou de duas reuniões do Projeto Meu Bairro Limpo no Módulo Médico de Família do Cantagalo.

No dia 19/08, o objetivo principal foi conhecer todos os envolvidos e apresentar as estratégias de ação educativa do CCZ: palestras sobre roedores e saúde ambiental; intensificação das visitas domiciliares por parte do agente; distribuição de panfletos e cartazes com orientações sobre como manter os ambientes limpos e organizados e livres da presença de ratos e outros vetores. A equipe do IEC discutiu também a possibilidade de buscar parcerias com o comércio local para arrecadar ganchos para distribuir para os moradores do Campinho – local de início do projeto –, para que os mesmos acondicionem seus sacos de lixo no muro até a coleta do gari. O encontro contou com a participação dos presidentes da associação de moradores Fernando Silva (Cantagalo) e Frederico Hainfellner (Galinha), e da enfermeira do MMF Cantagalo, Aline Rodrigues, dos agentes comunitários de saúde responsáveis pelo território Campinho, Jhonnatas do Santos e Suse Aguiar, e do agente de combate às endemias Pierri Boçard.

Já em 29/08 o objetivo foi incentivar a participação ativa dos moradores nas decisões sobre saúde, valorizando suas percepções, saberes e necessidades e realizar um diagnóstico da realidade da comunidade para identificar problemas e prioridades, permitindo o planejamento de ações de saúde mais eficazes e adequadas ao contexto local. A equipe atendeu ao convite da enfermeira Aline Rodrigues e aproveitou a oportunidade para apresentar as atribuições do CCZ e divulgar o Projeto Meu Bairro Limpo. Fernanda Bastos, coordenadora da FeSaúde da Regional de Pendotiba, explicou o papel da atenção básica e das atribuições dos profissionais.

“Durante os encontros conhecemos com riqueza de detalhes os hábitos dos moradores do local, informações valiosas para o desenvolvimento do projeto. Ficou acordado que os presidentes da associação de moradores vão convidar a CLIN para participação na limpeza do local”, disse Patrícia.










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.