segunda-feira, 20 de junho de 2016

Mais de 45 mil animais vacinados !!!



SOPRECAM - Camboinhas


Campanha antirrábica é realizada pela Prefeitura de Niterói em 79 postos espalhados por toda a cidade

Mais de 45 mil cães e gatos foram vacinados contra a raiva neste sábado (18), na cidade de Niterói. Ao todo 79 postos participaram da Campanha de Imunização contra a doença. A secretária municipal de Saúde Maria Célia Vasconcellos participou da abertura da Campanha, no Campo de São Bento, em Icaraí, e falou da importância da vacina. “Há anos Niterói não registra a raiva, isso é resultado da campanha realizada anualmente no município, por isso é muito importante que as pessoas vacinem seus cães e gatos”, declarou.

Segundo o chefe de controle de zoonoses Francisco Faria Neto, a campanha este ano foi antecipada. “Geralmente a vacinação antirrábica ocorre em novembro e dezembro. Este ano antecipamos porque houve, ao longo do ano passado, um déficit de vacina antirrábica para humanos. A nossa intenção foi agilizar para proteger os bichos. Protegendo os bichos, a gente protege também as pessoas”, afirma Francisco, que acrescentou: “A doença hoje é controlada. O último caso de morte motivada por raiva foi em 1986, no Barreto. E para aqueles que perderam o dia de vacina, ainda há a chance de imunizar o animal  em dois lugares da cidade: no Campo de São Bento e no Horto do Barreto. A vacinação é dada de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, ao longo de todo o ano”.

Casados, a advogada Simoní Soares, de 39 anos, e o militar Leandro Azevedo, de 38, levaram as cachorras Mel e Nina para serem vacinadas. Enquanto Nina encarou a injeção numa boa, a Mel ficou trêmula após a dose. “Nossos cãezinhos representam a vida para nós. A Mel, por exemplo, veio para nossa casa quando eu perdi um bebê. Para nós, eles formam a nossa família e por isso cuidamos muito bem da saúde deles. Não perdemos nenhuma vacina”, disse Simon.


Fonte texto:  O Fluminense




UBS Santa Bárbara
























SOPRECAM - Camboinhas













Policlínica de Itaipu









UBS Engenhoca






E.M. Sebastiana G. Pinho (Viçoso Jardim)





CCZ NOS PREPARATIVOS PARA A CAMPANHA DE VACINAÇÃO ANTIRRÁBICA ANIMAL 2016












sexta-feira, 3 de junho de 2016

Palestra sobre guarda responsável e raiva na Policlínica do Largo da Batalha






Nesta quinta-feira (02/06), usuários da Policlínica do Largo da Batalha participaram de palestra sobre guarda responsável de animais e raiva promovida pela equipe de Informação, Educação e Comunicação em Saúde (IEC) – Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).  

A ação educativa em saúde teve como objetivo sensibilizar os integrantes do grupo de hiperdia sobre as responsabilidades e cuidados que devem ter com seus animais de estimação – especialmente cães e gatos – para que evitem o sofrimento dos mesmos e a transmissão de doenças para outros animais e para a população humana.

Ministrada pela agente Patrícia de Oliveira, por meio de bate-papo e distribuição de material informativo, a iniciativa abordou questões como: cuidados com cães e gatos; alimentação, higiene e espaço dos animais; condução e recolhimento de fezes em vias públicas; abandono;  a doença raiva; saúde e vacinação.  Na ocasião, também divulgou a campanha de vacinação antirrábica animal do município, que este ano será no dia 18 de junho. 

Durante a atividade, alguns participantes disseram que dificilmente buscam atendimento médico em caso de mordidas ou arranhaduras de cães e gatos.  “A maioria dos usuários tem animais de estimação. São senhoras na faixa etária de 60 anos, muitas já têm netos que, por falta de informação, não buscam atendimento em postos de saúde quando sofrem acidentes com animais domésticos”, relatou a palestrante.  

“O debate foi muito produtivo, uma oportunidade de exposição de dúvidas e alguns mitos.  Acredito que as informações e orientações prestadas contribuíram para o conhecimento desse público.  O resultado foi bastante satisfatório”, considerou Patrícia.





A raiva, também conhecida como hidrofobia, é uma doença infecciosa aguda que leva à morte.  Causada por um vírus, é caracterizada por sintomatologia nervosa que acomete animais e seres humanos.

O agente infeccioso é o vírus da raiva, da família Rhabdoviridae e pertencente ao gênero dos Lissavirus.

A transmissão da raiva se dá pela penetração do vírus contido na saliva do animal infectado, principalmente pela mordedura, arranhadura, lambedura de mucosas.

Pode acometer todas as espécies de mamíferos, incluindo o homem, sendo seu prognóstico fatal em praticamente todos os casos.

O cientista Louis Pasteur conseguiu isolar o vírus em 1881, inoculando coelhos por via intracerebral, e preparou a primeira vacina antirrábica em 1884.

Em Niterói, o Centro de Controle de Zoonoses registrou apenas dois casos confirmados de raiva nos últimos anos, ambos em morcegos (2013 e 2014).




quinta-feira, 2 de junho de 2016

País tem primeiro teste rápido nacional para zika; resultado sai em 20 minutos




A Secretaria de Saúde da Bahia obteve o registro da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e apresentou hoje (31) em Salvador, o primeiro teste sorológico rápido nacional para detecção do vírus Zika. Assim, o exame que costumava levar semanas terá resultado em até 20 minutos.

O secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, destaca que o teste rápido facilitará a vida da população, ao permitir às mulheres, por exemplo, saberem se já foram ou estão infectadas pelo vírus.
“Hoje existe uma quantidade de pessoas com sintomas que não têm o diagnóstico definitivo, ou seja, você acha que a pessoa tem a zika, mas pode ser uma outra virose. A partir de agora, principalmente para as mulheres em idade gestacional, ter a informação se ela teve ou ainda não zika é extremamente relevante para a decisão dela, em iniciar uma gestação”, ressalta Fábio Villas-Boas.


Procedimento

O dispositivo tem duas fitas portáteis (cassetes), que usam uma pequena amostra de soro do paciente. Uma das fitas reage com o anticorpo IgM, identificando infecções de até duas semanas. Já o segundo cassete reage ao IgC e identifica se o paciente já teve a infecção há mais tempo. Isso permite que o teste rápido detecte os anticorpos contra o vírus da Zika, no organismo do paciente, em qualquer fase da doença.

“A zika, antes era diagnosticada, em laboratório através do PRC [método que detecta a presença de carga genética do vírus], o que era demorado e muito custoso. A partir de agora, poderemos oferecer o diagnóstico em qualquer posto de saúde nos lugares mais distantes do país, e em apenas 20 minutos, a população terá a resposta se tem ou teve zika”, explica o secretário.


Parceria


O teste foi desenvolvido em parceria da Sesab com uma empresa sul-coreana, que transferiu a tecnologia ao laboratório fabricante, a Fundação Baiana de Pesquisa Científica e Desenvolvimento Tecnológico, Fornecimento e Distribuição de Medicamentos (BahiaFarma), ligado à Secretaria de Saúde do estado. Com a autorização concedida pela Anvisa, o laboratório aguarda o pedido do Ministério da Saúde para iniciar a fabricação e distribuição a toda a população brasileira. A previsão inicial pode ser de até 500 mil testes por mês.



Fonte texto:  EBC Agência Brasil
Fonte imagens:  Secretaria da Saúde do Governo do Estado da Bahia