sexta-feira, 29 de abril de 2016

Alunos da Escola Municipal Heloneida Studart aprendem sobre arboviroses





Com o objetivo de despertar nos alunos a importância de se combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti no ambiente de convívio, evitando assim as arboviroses por ele transmitidas (dengue, zika e chikungunya), a equipe de Informação, Educação e Comunicação em Saúde, do Centro de Controle de Zoonoses, realizou palestra na Escola Municipal Heloneida Studart, em Várzea das Moças, nesta terça e quinta-feira (26 e 28/04).

A ação educativa em saúde foi ministrada pelos agentes Élcio Nascimento e Rita Costa por meio de bate-papo interativo e apresentação de slide-show.  Os profissionais abordaram o tema, destacando:  três doenças e seus sintomas, os riscos à saúde, características do inseto, principais medidas de prevenção, e combate aos possíveis criadouros do vetor.

Participaram da atividade turmas de aceleração, 4º e 5º anos do ensino fundamental. Dúvidas e questionamentos foram expostos por boa parte das crianças, suscitando debates e oportunidade de esclarecimento.  O interesse maior e comum entre a garotada foi em saber mais sobre os sintomas das doenças, a imunização e o tempo de dessecação dos ovos do Aedes aegypti no ambiente. 



quinta-feira, 28 de abril de 2016

Escola Municipal Moreira Franco recebe palestra sobre arboviroses





Nesta segunda-feira (25/04), a Escola Municipal Ernani Moreira Franco, comunidade do Bonfim, recebeu a equipe do setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde – do Centro de Controle de Zoonoses – para uma palestra sobre arboviroses transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti – dengue, zika e chikungunya. O objetivo foi despertar nos estudantes a importância de se combater a proliferação do mosquito no ambiente de convívio. 

A ação educativa foi desenvolvida pelos agentes Maria Cristina Crisóstomo e Rodolfo Mata por meio de bate-papo interativo e apresentação de slide-show. Os alunos do ensino fundamental e seus professores aprenderam mais sobre as três doenças e seus sintomas, características do inseto, principais medidas de prevenção, e combate aos possíveis criadouros do vetor.  

As crianças participaram positivamente, demonstrando interesse na atividade proposta e expondo o que sabem para evitar a proliferação de mosquitos em casa e na escola.  A maioria apresentou algum relato ou questionamento, que foi prontamente colocado em debate e esclarecido pelos palestrantes. 

segunda-feira, 25 de abril de 2016

Segundo encontro do Curso de Formação Básica de Agentes de Vigilância em Saúde



Dando continuidade à participação no Curso de Formação Básica de Agentes de Vigilância em Saúde, agentes comunitários da rede municipal de saúde assistiram na última terça-feira (19/04) ao segundo módulo da programação, O Processo de Trabalho da Vigilância em Saúde, no auditório do Núcleo de Ensino Permanente e Pesquisa (NEPP), Centro.

A ação educativa é uma iniciativa do NEPP em parceria com o Centro de Controle de Zoonoses – através do setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde, e da Seção de Controle Ambiental.  O objetivo é formar profissionais de nível médio, responsáveis pela execução das ações de Vigilância em Saúde que atuam no âmbito do Programa Médico de Família, oferecendo-lhes subsídios teórico-práticos relativos à globalidade do processo de trabalho que contribuam para a adoção de uma prática mais crítica, reflexiva e inovadora.

O curso, iniciado neste mês, foi desenvolvido com base no PROFORMAR e é dividido em oito módulos com um total de 36 horas /aula e ainda 100 horas /aula destinadas à produção dos trabalhos de campo e de conclusão.  Os encontros serão quinzenais, no mesmo auditório, com duração de três meses.
Nesta segunda exposição, os profissionais Cláudio Moreira (Controle Ambiental) e Devylson da Costa Campos (Laboratório de Zoonoses) falaram sobre os processos da vigilância em saúde para uma turma de 24 agentes envolvidos no Programa Enseada Limpa.

Para Devylson Campos, o principal desafio do curso é poder compartilhar conhecimento.  “Instruir indivíduos inseridos na realidade das comunidades e dar mais ferramentas para que possam, com a grande importância que tem, realizar o papel do gestor público transformando a realidade de muita gente”, acredita o palestrante.

Ainda segundo o instrutor, o envolvimento dos alunos é um medidor de resposta importante no que diz respeito ao interesse no tema proposto:  “Podemos dizer que este termômetro, já no segundo dia, está aquecido com calorosos debates. Corrigi os trabalhos que pediam informações detalhadas da micro área de cada participante e tudo veio com riqueza de detalhes, empolga qualquer palestrante!  Os próximos encontros prometem, isso porque são mais informações, e serão exigidos mais detalhes nas tarefas que, a partir de agora, serão feitas em grupo e bem complexas.”







PROFORMAR

O Programa de Formação de Agentes Locais de Vigilância em Saúde (Proformar) resulta de uma parceria entre a Fundação Nacional de Saúde/Funasa e a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio/Fiocruz.

O Curso contribui para a construção de um projeto político-pedagógico dentro do SUS e conta com o apoio de estados e municípios; da Educação a Distância da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca e do Canal Saúde.

Com educação continuada e permanente, o Proformar conjuga o ensino a distância com o presencial, por meio de uma rede de articuladores pedagógicos, de suporte logístico, dos Núcleos de Apoio à Docência e de materiais didáticos que estabelecem estreita relação entre teoria e prática, ensino e serviços, escola e comunidade. (Fonte:http://www.ead.fiocruz.br/curso)



Programa Enseada Limpa

O Programa ENSEADA LIMPA, de iniciativa da Prefeitura de Niterói, foi lançado em 2013, no início da atual administração, e tem como objetivo maior fazer com que a Enseada de Jurujuba seja a primeira área da Baía de Guanabara a ser totalmente despoluída.
Coordenado pelo vice-prefeito Axel Grael, o programa envolve diversas secretarias municipais e a concessionária Águas de Niterói.  Abrange ações de urbanização e instalação de banheiros nas residências nas quais foi constatada a ausência; ampliação da rede coletora de esgoto e das ligações domiciliares à rede; iniciativas para a gestão de resíduos sólidos, como a não colocação de lixo nas encostas; entre outras medidas.
O Enseada Limpa tem como base territorial a bacia hidrográfica da Enseada de Jurujuba, que abrange os bairros de São Francisco, Charitas, Jurujuba, Cachoeira e parte do Largo da Batalha, além das comunidades de Gavião, Jamelão, Igrejinha, Ponte Velha, Maceió, Preventório, Peixe Galo, Cascarejo e Salinas, entre outras. O programa visa a melhor qualidade das águas e do meio ambiente de modo geral e, sobretudo, a melhoria da qualidade de vida da população desses locais.  (Fonte:  http://www.niteroi.rj.gov.br)

quarta-feira, 20 de abril de 2016

CCZ promove palestra sobre arboviroses no Miranda Barroso





O Centro de Controle de Zoonoses – através do setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde (IEC) – promoveu palestra sobre arboviroses transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti (dengue, zika e chikungunya) no Grupo de Ensino Miranda Barroso, no Largo da Batalha.  A ação educativa em saúde ocorreu nos dias 18 e 19 deste mês em atendimento ao convite das professoras Letícia Carloni Ribeiro e Maria Fernanda Marques.

O objetivo foi aprofundar informações sobre a temática que os alunos já haviam estudado e prepará-los para serem multiplicadores no dia da Feira de Ciências que será realizada em 30/04.

A agente Patrícia de Oliveira desenvolveu bate-papo interativo e apresentação de slide-show, abordando conhecimentos sobre três doenças e seus sintomas, características do inseto, principais medidas de prevenção, e combate aos possíveis criadouros do vetor.

Os estudantes participaram ativamente, demonstrando interesse em aprender detalhes sobre as arboviroses relacionadas, com perguntas e questionamentos pertinentes e maduros.  A atividade foi consideravelmente satisfatória. 

Ao final, agradeceram a iniciativa e prometeram se empenhar para sensibilizar os visitantes do evento sobre a importância de se combater o Aedes aegypti no ambiente de convívio, evitando assim a proliferação das doenças.




CCZ leva palestra sobre arboviroses à Escola Municipal Júlia Cortines



O Centro de Controle de Zoonoses – através da equipe do setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde – realizou palestra sobre arboviroses transmitidas pelo Aedes aegypti (dengue, zika e chikungunya) para alunos da Escola Municipal Júlia Cortines, em Icaraí, nesta segunda e terça-feira (18 e 19/04).

O objetivo foi despertar nos estudantes a importância de se combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti – transmissor dos vírus causadores das doenças dengue, zika e chikungunya – no ambiente de convívio. 

A ação educativa em saúde foi ministrada pelas agentes Daniele Caviare e Leila Neves, que desenvolveram a temática com bate-papo interativo, apresentação de slide-show e exibição de vídeo. Turmas do 1º e 5º anos aprenderam mais sobre as três doenças e seus sintomas, características do inseto, principais medidas de prevenção, e combate aos possíveis criadouros do vetor. 

As crianças participaram ativamente, demonstrando interesse em conhecer mais sobre o assunto.  A maioria apresentou alguma dúvida, relato ou questionamento, que foi prontamente debatido e esclarecido.  

sexta-feira, 15 de abril de 2016

Educação em Saúde fala sobre arboviroses na Escola Municipal Maria de Lourdes




Principais arboviroses transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti no momento.  Este foi o tema da palestra ministrada pela equipe de Informação, Educação e Comunicação em Saúde, do Centro de Controle de Zoonoses, na Escola Municipal Professora Maria de Lourdes Barbosa Santos, bairro Fonseca, nesta quinta-feira (14/04). O objetivo foi despertar nos alunos a importância de se combater a proliferação do mosquito no ambiente de convívio, evitando assim as doenças dengue, zika e chikungunya.  

Por meio de bate-papo interativo e apresentação de slide-show, os agentes Hugo Costa e Maria Cristina Crisóstomo falaram aos estudantes e professores sobre as três doenças e seus sintomas, características do inseto, principais medidas de prevenção, e combate aos possíveis criadouros do vetor.  

Participaram da atividade turmas do 1º ao 5º anos do ensino fundamental. Todas demonstraram interesse em conhecer mais sobre a temática, uma vez que o Aedes Aegypti transmite não apenas o vírus causador da dengue, mas agora os da zika e chikungunya também.  Dúvidas, relatos e questionamentos foram expostos por boa parte das crianças, suscitando debates e oportunidade de esclarecimento.  




quinta-feira, 14 de abril de 2016

CDC CONFIRMA RELAÇÃO DE ZIKA COM MICROCEFALIA


O Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos divulgou um estudo no qual conclui que o vírus ‎Zika‬ pode provocar ‪‎microcefalia‬ e lesões cerebrais fetais graves. No artigo publicado no New England Journal of Medicine, os autores disseram que, após estudos, está confirmada a relação do vírus com a microcefalia.



O Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) divulgou nesta quarta-feira (13) um estudo no qual conclui que o vírus Zika pode provocar microcefalia e lesões cerebrais fetais graves. No artigo publicado no New England Journal of Medicine, os autores disseram que, após estudos, está confirmada a relação do vírus com a microcefalia.

“Agora está claro que o vírus provoca microcefalia. E também estamos estudando como o Zika pode ser a ponta do iceberg para outras lesões cerebrais e problemas de desenvolvimento”, detalhou Tom Frieden, diretor do CDC. Segundo ele, a confirmação só reforça a necessidade de que mulheres grávida e seus parceiros evitem 100% a infecção pelo vírus Zika.

Entretanto o relatório pondera que nem todas as gestantes infectadas pelo vírus Zika tiveram fetos com microcefalia, por isso não se pode concluir que só a presença do vírus desencadeia a doença. “Ainda não há uma prova conclusiva sobre isso”, informou o estudo.

Para os pesquisadores, estabelecer a relação causal entre o Zika e as doenças no cérebro dos fetos representa um passo importante para uma conclusão definitiva, mas a prevenção no momento é a chave para evitar novos casos.

O CDC voltou a recomendar que mulheres grávidas evitem viajar para regiões afetadas com casos de contaminação pelo Aedes aegypiti, bem como o uso de preservativo nas relações sexuais. Outra medida é evitar gestações em caso de viagem ou permanência nos lugares com incidência de casos do vírus Zika.



Fonte: Canal Saúde