sábado, 20 de outubro de 2018

Agentes comunitários do PMF Eva Ramos recebem ações educativas




Agentes comunitários de saúde do Programa Médico de Família Eva Ramos, em Cantagalo, receberam neste mês ações educativas promovidas pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) – através do setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde (IEC).

No dia 08/10 foi realizada a palestra ‘Boas Práticas na Manipulação de Alimentos’ com o objetivo de informar a respeito dos procedimentos adequados à manipulação de alimento que beneficiam a qualidade dos produtos e a saúde do consumidor Principais tópicos discutidos: conhecendo os erros na cozinha; como implantar as boas práticas; meios de contaminação; alimentos de maior risco; contaminação cruzada; sintomas das Doenças Transmitidas por Alimentos (DTAs); higienização; além de algumas orientações sobre tempo e temperatura dos alimentos.

Em 15/10 o tema abordado foi pediculose, visando informar a respeito dos cuidados básicos para prevenir e tratar possível infestação de piolhos, e teve a seguinte pauta:  tipos de piolhos, o piolho capilar, ciclo de vida, principais dificuldades causadas nas crianças e jovens, prevenção e tratamento. 

Ministrada por Delcir Vieira e Patrícia de Oliveira, as atividades desenvolveram-se por meio de bate papo interativo e exibição de slide-show e tiveram também o propósito de instruir os profissionais para o emprego do conhecimento nas ações educativas a serem realizadas na comunidade. 

“Todos demonstraram muito interesse e esclareceram maus hábitos adquiridos há muito tempo quanto ao preparo e manipulação de alimentos. No que concerne à pediculose, orientamos sobre as formas de prevenção e combate, como o modo correto de usar a receita para eliminar as lêndeas, pois os agentes realizarão uma atividade sobre higiene pessoal para os alunos da Creche Comunitária Cantagalo”, afirmou Patrícia.







Nenhum comentário:

Postar um comentário