Agentes comunitários de saúde do Programa Médico de Família Eva Ramos, em Cantagalo, receberam neste mês ações educativas promovidas pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) – através do setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde (IEC).
No dia 08/10 foi realizada a palestra ‘Boas Práticas na Manipulação de Alimentos’ com o objetivo de informar a respeito dos procedimentos adequados à manipulação de alimento que beneficiam a qualidade dos produtos e a saúde do consumidor Principais tópicos discutidos: conhecendo os erros na cozinha; como implantar as boas práticas; meios de contaminação; alimentos de maior risco; contaminação cruzada; sintomas das Doenças Transmitidas por Alimentos (DTAs); higienização; além de algumas orientações sobre tempo e temperatura dos alimentos.
Em 15/10 o tema abordado foi pediculose, visando informar a respeito dos cuidados básicos para prevenir e tratar possível infestação de piolhos, e teve a seguinte pauta: tipos de piolhos, o piolho capilar, ciclo de vida, principais dificuldades causadas nas crianças e jovens, prevenção e tratamento.
Ministrada por Delcir Vieira e Patrícia de Oliveira, as atividades desenvolveram-se por meio de bate papo interativo e exibição de slide-show e tiveram também o propósito de instruir os profissionais para o emprego do conhecimento nas ações educativas a serem realizadas na comunidade.
“Todos demonstraram muito interesse e esclareceram maus hábitos adquiridos há muito tempo quanto ao preparo e manipulação de alimentos. No que concerne à pediculose, orientamos sobre as formas de prevenção e combate, como o modo correto de usar a receita para eliminar as lêndeas, pois os agentes realizarão uma atividade sobre higiene pessoal para os alunos da Creche Comunitária Cantagalo”, afirmou Patrícia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.