Dando continuidade às palestras educativas sobre arboviroses desenvolvidas nas últimas semanas na Escola Municipal Dario Castelo, em Itaipu, a equipe do setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde (IEC), do Centro de Controle de Zoonoses de Niterói (CCZ), mais uma vez reuniu turmas do ensino fundamental para a ação nos dias 25 e 30/10.
O objetivo da ação educativa em saúde foi alertar os alunos acerca dos perigos à saúde causados pelas arboviroses, estimulando atitudes preventivas e a multiplicação das informações na família. A atividade foi realizada pelos agentes Élcio Nascimento e Rita de Cássia Costa, que utilizaram a metodologia do bate papo interativo com apresentação de slide-show e vídeo.
O conteúdo programático contemplou os seguintes temas: arboviroses (dengue, zika e chikungunya) e seus sintomas, a importância da vacinação contra a febre amarela, a desmistificação da questão equivocada da relação dos macacos com a transmissão direta da febre amarela em humanos, características do mosquito transmissor (o Aedes aegypti), principais medidas de prevenção e combate aos possíveis criadouros do vetor.
Segundo a equipe, as crianças participaram bastante, interagindo o tempo todo com os palestrantes. As perguntas mais comuns versavam sobre o ciclo de vida do Aedes aegypti e a vacina contra a febre amarela. Não faltaram também as historinhas por elas contadas, ou seja, seus relatos de vivências relacionadas ao tema. A atividade ocorreu de maneira satisfatória.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.