segunda-feira, 15 de agosto de 2022

Seminário debate arboviroses e zoonoses em Niterói



Cerca de 260 pessoas participaram da segunda edição do Seminário de Atualização em Arboviroses e Zoonoses de Niterói


Profissionais de saúde, como médicos veterinários, biólogos, enfermeiros, agentes de controle de zoonoses e agentes de combate às endemias, passaram por mais uma atualização sobre arboviroses e zoonoses. Cerca de 260 pessoas participaram do II Seminário de Atualização em Arboviroses e Zoonoses de Niterói, realizado pelo setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde, do Centro de Controle de Zoonoses. O evento foi realizado no Teatro Popular Oscar Niemeyer, no Centro, nos dias 09, 10 e 11 de agosto. A programação contemplou os temas: arboviroses, zoonoses, vigilância do Aedes aegypti, Método Wolbachia, controle de roedores, escorpionismo, leishmanioses, esporotricose, tungíase, raiva, animais peçonhentos (serpentes) e Monkeypox.

O evento reuniu profissionais palestrantes de diversas instituições como Centro de Controle de Zoonoses de Niterói, Vigilância em Saúde de Niterói, Universidade Federal Fluminense, Instituto Vital Brazil e Fundação Oswaldo Cruz.

A abertura, com início às 9:15h de 09/08, contou com a presença do secretário municipal de saúde Rodrigo Oliveira, do diretor da VIPACAF (Vice-presidência de Atenção Coletiva, Ambulatorial e da Família) Vinícius Mendes da Fonseca Lima, do diretor do Departamento de Vigilância Sanitária Francisco de Faria Neto, e do chefe do Centro de Controle de Zoonoses Fabio Villas Bôas Borges.

O Seminário foi inaugurado com a palestra Vigilância de Zoonoses em Niterói ministrada pelo chefe do Centro de Controle de Zoonoses do município, Fabio Villas Bôas Borges.  Em seguida, o médico Ezequias Batista Martins, da Universidade Federal Fluminense, falou sobre Arboviroses destacando as doenças dengue, zika e chikungunya.  Logo após o intervalo para almoço, Ana Eppinghaus, coordenadora de vigilância em saúde da Fundação Municipal de Saúde, falou sobre o trabalho de vigilância epidemiológica das arboviroses da cidade. Na sequência, Gabriel Sylvestre Ribeiro, da Fiocruz, explanou sobre o Método Wolbachia no combate às arboviroses e os resultados promissores em Niterói.  Para encerrar o primeiro dia de debates, a bióloga Denise Valle, da Fiocruz, deu um panorama da vigilância e controle de Aedes aegypti no Brasil. Ao final de cada explanação, o público de participantes, diretamente, enviou perguntas aos palestrantes.

A programação do segundo dia teve início com a palestra Biologia e Controle de Roedores realizada pelo biólogo Devylson da Costa Campos, do Centro de Controle de Zoonoses de Niterói. Depois do tema roedores, foi a vez do biólogo Claudio Maurício Vieira de Souza, do Instituto Vital Brazil, falar sobre escorpionismo.  A dupla Cynthia Braz Machado e Juliana Freitas Amorim, da Coordenação de Vigilância em Saúde, deu um panorama da vigilância epidemiológica das principais zoonoses e doenças transmitidas por vetores em Niterói. Esporotricose foi o tema debatido pela médica veterinária, bióloga e professora do Departamento de Microbiologia e Parasitologia do Instituto Biomédico da Universidade Federal Fluminense, Elisabeth Martins da Silva da Rocha.  E finalizando as apresentações do dia, a pauta Leishmanioses foi dividida em Leishmaniose Tegumentar, exposta pela bióloga da Fiocruz Simone Miranda da Costa, e Leishmaniose Visceral Canina, mostrada pela médica veterinária do CCZ de Niterói, Viviane Moura Azevedo Nunes.

No terceiro e último dia do Seminário, o médico veterinário e professor da UFF Cláudio Alessandro Massamitsu Sakamoto abriu os trabalhos com a palestra Desafios da Vigilância e Controle da Tungíase. Na sequência, o médico veterinário do CCZ de Niterói e professor da UFF Flávio Fernando Batista Moutinho informou sobre a situação atual da Raiva no Brasil e no Rio de Janeiro.  Claudio Machado, biólogo do Instituto Vital Brazil, falou sobre serpentes de importância médica. E para encerrar o evento, a dupla Hugo Costa de Souza, do CCZ de Niterói, e Rozidaili dos Santos Santana, coordenadora do CIEVS (Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde), da Coordenação de Vigilância em Saúde de Niterói, expôs o tema Monkeypox, principal zoonose de importância em Saúde Pública no momento, no Brasil e no mundo.

“Gostaria de parabenizar ao CCZ de Niterói e ao Fabio Villas Bôas pela excelência do seminário. Evento de altíssimo nível que tive a honra em participar. Isso só reflete a seriedade e competência do trabalho de toda equipe de organizadores. Mais uma vez MUITO OBRIGADA”, comentou Marlúcia Bizzo Lavôr Baptista, estudante de medicina veterinária da UFF.

Ao final dos três dias de palestras, a coordenadora do setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde do CCZ de Niterói, e organizadora do evento junto com sua equipe, agradeceu ao público, que contou com a presença de pessoas de outros municípios como Barra Mansa, Belford Roxo, Cachoeira de Macacu, Cardoso Moreira, Casimiro de Abreu, Cuiabá, Duas Barras, Duque de Caxias, Franco da Rocha, Friburgo, Itaboraí, Maricá, Miguel Pereira, Rio das Ostras, São Gonçalo, São João da Barra, Tanguá e Trajano de Moraes. 


09/08/22




















10/08/22



























11/08/22

















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.