Com o objetivo de sensibilizar os funcionários sobre a importância da adoção de medidas preventivas contra o mosquito Aedes aegypti no ambiente de trabalho e domiciliar, o Centro de Controle de Zoonoses de Niterói – através do setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde (IEC) – realizou palestra sobre arboviroses (dengue, chikungunya e zika) na empresa Oceaneering (Ilha da Conceição), uma fornecedora global de produtos e serviços de engenharia para a indústria de óleo e gás. Oceaneering Brasil fornece serviços de intervenção submarina para a Petrobras desde 1979.
A atividade foi desenvolvida em 15/12, a convite da empresa, como parte do programa educativo promovido pelo setor de saúde do trabalhador, que ocorre todas as terças-feiras.
Por meio de explanação e exibição de slide-show, os agentes Hugo Costa e Jonas Queiróz buscaram alertar sobre os principais sintomas das três doenças, formas de tratamento e prevenção. Segundo as orientações, é importante que se reforcem os cuidados contra o mosquito Aedes aegypti, com o uso de repelentes e evitando o acúmulo de água parada no trabalho e em casa.
Os sessenta participantes interagiram ativamente, mostrando-se interessados na temática, apresentando dúvidas e questionamentos. Muitos se disseram preocupados com a possível relação da síndrome de Guillain-Barré com a doença zika; e alguns até assustados com o recente aumento do número de casos de microcefalia, que podem ter sido causados pelo zika vírus.
A oportunidade de troca de informações e esclarecimentos foi bastante proveitosa. Ao final, a plateia agradeceu a iniciativa e se propôs a pôr em prática os conhecimentos recebidos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.