Nesta quinta-feira (19/05) o Centro de Controle de Zoonoses de Niterói – através da Seção de Controle Ambiental – realizou a palestra “Método e Controle do Mosquito Aedes aegypti” no auditório do Centro de Adestramento Almirante Marques de Leão, Base Naval do Rio de Janeiro /Marinha do Brasil – Ilha de Mocanguê, a convite da instituição. A atividade integrou o 1º Seminário de Segurança Ambiental da Base Naval do Rio de Janeiro.
A ação educativa em saúde foi ministrada pelo chefe da Seção de Controle Ambiental, Cláudio Moreira. O objetivo aperfeiçoar conhecimentos e apresentar métodos de controle do Aedes aegypti.
O público, formado em sua maioria por oficiais e suboficiais, recebeu informações sobre o mosquito Aedes aegypti – características biológicas, ciclo de reprodução, hábitos, locais prováveis de proliferação –, aprofundou conhecimentos sobre as três principais arboviroses transmitidas pelo vetor no país (dengue, zika e chikungunya), aprendeu sobre métodos de controle do mosquito, e buscou o esclarecimento de questões pertinentes à temática.
Para o palestrante, o envolvimento da plateia foi fundamental para o êxito do evento: “Os participantes interagiram positivamente, e isso é motivador. O debate mostrou o interesse maior por informações sobre comportamento do mosquito, métodos de controle alternativos ao químico, a doença zika, e a microcefalia e suas consequências para as gerações futuras. Tivemos a oportunidade de dirimir dúvidas recorrentes e nos aprofundarmos em outros aspectos do tema”, afirmou Moreira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.