sexta-feira, 25 de outubro de 2019

CCZ participa do SEMAMBRA 2019





A convite da organização do evento, o Centro de Controle de Zoonoses de Niterói (CCZ) participou nesta quinta-feira (24/10) da Semana Acadêmica Américo Braga de Medicina Veterinária da Universidade Federal Fluminense.

O diretor do CCZ, Fabio Villas Boas Borges, iniciou as atividades do módulo “Saúde Única: uma nova abordagem na medicina veterinária” ministrando a palestra “Vigilância em Zoonoses no Brasil” para um público formado, em maioria, por alunos de medicina veterinária. 

O palestrante apresentou um histórico sobre as políticas de vigilância em zoonoses, as mudanças na legislação protocoladas até hoje e detalhou as principais doenças transmitidas pelos animais ao homem: arboviroses, raiva, leptospirose, leishmaniose e esporotricose.

Dos assuntos em pauta, o público demonstrou considerável interesse em relação às zoonoses raiva, esporotricose e leishmaniose, e informações sobre a vacinação antirrábica animal do município. “Foi uma boa oportunidade para os acadêmicos de veterinária terem contato com temas que são da mais alta relevância na Saúde Pública”, avaliou Fabio.


O evento

A Semana Acadêmica Américo de Souza Braga (SEMAMBRA) é um evento acadêmico-científico promovido anualmente pelo Diretório Acadêmico do curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal Fluminense, o DAVBF (Diretório Acadêmico Vital Brazil Filho). 

Criada há mais de quarenta anos por iniciativa do corpo docente e discente da Faculdade de Veterinária da UFF, a SEMAMBRA caracteriza-se como um projeto que visa enriquecer a formação de acadêmicos de Medicina Veterinária e áreas afins, fornecer educação continuada para o aperfeiçoamento profissional de médicos veterinários, biólogos e zootecnistas, e servir como oportunidade de integração, troca de experiências e conhecimento entre os alunos e profissionais de diferentes localidades e universidades.  Além do público de alunos, médicos veterinários e outros profissionais da área da saúde, a SEMAMBRA reúne diversas empresas, associações de classe, entre outras.  (http://semambra.sites.uff.br/?page_id=132)





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.