sexta-feira, 11 de outubro de 2019

SAIBA O QUE FAZER AO ENCONTRAR UM MORCEGO EM CASA

Criado em 11/10/19 - Atualizado em 07/03/24

É comum em áreas urbanas a entrada acidental de morcegos nas residências e outros prédios. Estes mamíferos são animais da fauna brasileira e tem grande importância ao meio ambiente para o controle de insetos, polinização e dispersão de sementes, entre outros.

Nas cidades, os morcegos se alojam em telhados, forros, em locais com pouca incidência de luz e com acesso livre ou podem passar por frestas de até 1 cm. Por isso, é importante observar onde eles se abrigam e ligar para o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) para orientações.

Nem todos os morcegos estão infectados com o vírus da raiva. Possuem hábito crepuscular e noturno, porém quando estão doentes, podem ser vistos durante o dia e caídos no chão, facilitando o contato com animais domésticos, como os cães e gatos.




A população ao encontrar um morcego na residência ou quintal (vivo ou morto) deve isolar o animal com um pano, balde ou caixa sobre ele e entrar em contato com o CCZ por telefone. É necessário ainda evitar que os animais de estimação tenham contato com o morcego e manter em dia a vacinação antirrábica anual em cães e gatos.

A vacinação é a única forma de proteção contra a doença. Incurável nos animais e fatal em 100% dos casos, a doença é uma zoonose e, portanto, também pode afetar os seres humanos. A raiva é letal aos humanos e o vírus pode ser transmitido a partir da mordida, lambidas ou machucados causados por mamíferos contaminados, incluindo morcegos, cães e gatos.

Se uma pessoa entrar em contato direto com morcego ou for mordido por algum animal doméstico ou silvestre, deve procurar, imediatamente, a unidade de pronto atendimento (UPA) mais próxima. Em Niterói, procurar a Policlínica Regional do Largo da Batalha - Av. Reverendo Armando Ferreira, nº 30.  


Vacinação antirrábica

A vacina antirrábica para cães e gatos está disponível o ano todo no CCZ de Niterói nos seguintes locais: 

- Centro de Controle de Zoonoses - Rua Coronel Miranda, nº 18 Ponta D'Areia 
Funcionamento: segunda à sexta-feira, das 8h às 17h; e aos sábados, das 8h às 13h.

- Horto do Fonseca (Horto Botânico de Niterói ou Jardim Botânico de Niterói) - Alameda São Boaventura, 770  Fonseca (próximo à quadra).
Funcionamento:  de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h; e aos sábados, das 8h às 13h.

Administração Regional do Cubango, Santa Rosa e Vital Brazil - Rua Itaperuna, 19 - Pé Pequeno.
Funcionamento:  de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h.


Serviço

O telefone de atendimento em caso de morcegos encontrados em residência é o (21) 99639-4251 (Sem Whatsapp), CCZ de Niterói, das 8h às 17h. Se o animal for encontrado fora deste horário, deve manter o morcego isolado e ligar na manhã seguinte.  Aos sábados, domingos e feriados, entrar em contato com a Central 153 da Coordenadoria de Meio Ambiente da Guarda Municipal de Niterói.



Fontes
Blog do Centro de Controle de Zoonoses - Niterói/RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário