Na última quinta-feira (05/03), o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) realizou atividade de sala de espera sobre o tema Arboviroses para os usuários dos serviços de saúde do Médico de Família do Badu.
O objetivo foi alertar sobre os perigos à saúde causados por essas doenças – em especial, dengue, zika, chikungunya e febre amarela urbana – e a importância da prevenção.
A ação educativa em saúde foi desenvolvida por meio de bate papo interativo, nos moldes de palestra, e distribuição de panfletos. Os agentes Delcir Vieira e Patrícia de Oliveira – do setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde (IEC /CCZ) - falaram sobre as doenças e seus sintomas, características do mosquito transmissor (o Aedes aegypti), principais medidas de prevenção, e combate aos possíveis criadouros do vetor.
Os participantes sentiram-se a vontade para expor suas dúvidas e relatos sobre a temática e até além: “Um morador do bairro relatou que o filho está em tratamento numa clínica particular com o diagnóstico de esporotricose e que seu gato está apresentando muitas feridas, porém fica arredio à aproximação humana para cuidados. Divulgamos o telefone do Serviço de Controle de População Animal para que ele solicite orientações específicas e sugerimos à agente comunitária de saúde Viviani Oliveira o encaminhamento do paciente para a Policlínica Regional do Largo da Batalha, onde existe atendimento para casos de esporotricose humana. Divulgamos também o endereço da Unidade de Diagnóstico da Esporotricose Animal, localizada no Horto do Barreto. Atendemos também à solicitação de uma enfermeira, que relatou uma infestação de roedores na Rua Olegário Alves. Comunicamos ao coordenador da área, Sr. Reinaldo, que prontamente articulou com a agente setorizada Martha o agendamento de uma ação focal para o dia 09/03”, relatou a agente do IEC, Patrícia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.