Tendo como objetivo informar, discutir e esclarecer sobre o que são arboviroses, os riscos envolvidos, prevenção e tratamento, o setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde (IEC) – do Centro de Controle de Zoonoses de Niterói (CCZ) – realizou palestra no Centro de Referência de Assistência Social do Badu.
A ação educativa em saúde ocorreu dia 18/02, data destinada para o cadastro único, quando os usuários participam de uma palestra para entender o funcionamento e os benefícios do serviço. Na oportunidade, os agentes Delcir Vieira e Patrícia de Oliveira desenvolveram um bate papo interativo com exibição de slide-show, abordando os seguintes tópicos: arboviroses transmitidas pelo Aedes aegypti (dengue, zika, chikungunya e febre amarela urbana) e seus sintomas, principais medidas de prevenção, e combate aos possíveis criadouros do vetor.
“Iniciamos o encontro com a palestra, falando sobre as doenças que são transmitidas pelo Aedes aegypti e os métodos de controle, e enfatizando a importância de se manter os locais sem excessos, sem tralhas. Destacamos os serviços oferecidos pelo CCZ e orientamos sobre como é possível manter hábitos diários na prevenção do transmissor das arboviroses dengue, zika, chikungunya e febre amarela urbana. O público participou ativamente, havendo muitas e variadas queixas, dentre elas, infestação de roedores. Sugerimos a eliminação dos 4 A’s [abrigo, água, alimento e acesso] e o agendamento de uma visita técnica através do telefone do CCZ”, relatou Patrícia.
No dia 03/03, mais uma vez, a equipe do IEC realizou palestra sobre o tema para os usuários da instituição.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.