sábado, 20 de novembro de 2021

CCZ realiza ação de combate ao bicho do pé na Engenhoca e Vila Ipiranga

 


O Centro de Controle de Zoonoses, através da Seção de Controle de Vetores, realizou nesta sexta-feira (19/11) a borrifação de inseticida em diversas localidades da Engenhoca e Vila Ipiranga, visando o combate ao bicho do pé.

O bicho do pé é causado por uma minúscula pulga (1 mm) conhecida como Tunga penetrans.  Trata-se de uma pulga hematófaga (se alimenta de sangue de animais) e as fêmeas adultas penetram e alojam-se na pele dos hospedeiros, principalmente os porcos, de onde ficam eliminando os ovos para o ambiente originando os indivíduos adultos. Essas pulgas sobrevivem no solo por longos períodos (meses). A contaminação ocorre quando o indivíduo tem contato com esse solo sem a devida proteção nos seus pés.

A equipe do CCZ percorreu os locais onde há relatos da presença de porcos e circulação de pessoas, realizando a pulverização do solo com produto adequado para a eliminação da pulga.

Houve pulverização de inseticida em todos os caminhos dos porcos e nos locais onde tinha bicho de pé na Travessa Agra, Avenida João Brasil e imediações, e toda a Vila Ipiranga, no Fonseca. Foram ao total 6 horas de trabalho. 













Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.