quarta-feira, 5 de janeiro de 2022

CCZ realiza atividade de sala de espera no PMF Cantagalo

 



Nesta terça-feira (05/01), o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) – através do setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde (IEC) – realizou atividade de sala de espera sobre o tema Arboviroses no Médico de Família do Cantagalo.

O objetivo foi alertar sobre os perigos à saúde causados por essas doenças – em especial, dengue, zika, chikungunya e febre amarela urbana – e a importância da prevenção.

A ação educativa em saúde foi desenvolvida pela agente Patrícia de Oliveira por meio de bate papo interativo.

A palestrante falou sobre mudanças de hábitos no cotidiano para prevenção das doenças, pois, como elas têm em comum o mesmo vetor, o Aedes aegypti, é preciso que a população reforce os cuidados para impedir o desenvolvimento de criadouros desse mosquito.

Os participantes eram pessoas que buscavam atendimento para algum serviço de saúde ou tinham consulta médica previamente agendada. A maioria recebeu a atividade com interesse.

“Apresentamos a importância de se adotar cuidados diários com a limpeza e organização da casa, especialmente o quintal, para eliminar e prevenir os animais sinantrópicos.  Ao final abordamos sobre a importância de se completar o esquema vacinal contra a Covid-19, estimular parentes/amigos  não vacinados a se vacinarem, e  aguardar o intervalo de 4 meses para a vacina de reforço. Divulgamos as unidades de saúde que estão aplicando a vacina da influenza”, disse Patrícia.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.