sexta-feira, 22 de dezembro de 2023

Grupo de idosos da Policlínica do Largo da Batalha recebe palestra sobre saúde ambiental e arboviroses

 


O Centro de Controle de Zoonoses – através do setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde (IEC) – promoveu palestra sobre saúde ambiental e arboviroses na Policlínica Regional do Largo da Batalha. 

O objetivo foi alertar o grupo de idosos coordenados pela assistente social Teresita Chávez acerca dos perigos à saúde causados pelas arboviroses transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti (dengue, zika, chikungunya e febre amarela), sensibilizando-os quanto à importância da adoção de medidas preventivas no ambiente domiciliar e de convívio. 

A ação educativa em saúde foi desenvolvida em 21 de novembro pelos agentes Delcir Vieira e Patrícia de Oliveira por meio de bate papo interativo, e abordou os tópicos:  conceito de arboviroses; características dos mosquitos transmissores; doenças relacionadas e seus sintomas; principais medidas de prevenção e combate aos possíveis criadouros do vetor comum (Aedes aegypti). 

“Iniciamos abordando sobre os riscos que um quintal desorganizado pode provocar nas pessoas que ali residem. Apresentamos algumas estratégias para eliminar objetos em desuso, promovendo assim um ambiente saudável e harmônico, livre de vetores, entre eles o Aedes aegypti, transmissor das arboviroses mencionadas. O grupo demonstrou interesse e se comprometeu a observar o ambiente de suas casas, conscientes que ambiente limpo e organizado promove a saúde de todos”, contou Patrícia.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.