quinta-feira, 14 de dezembro de 2023

CCZ fala sobre caracol gigante africano a agentes comunitários de saúde do MMF Maceió

 


O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) – por meio do setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde (IEC) – realizou palestra sobre caracol gigante africano no Módulo Médico de Família do Maceió.

A ação educativa em saúde foi realizada no dia 13 de novembro e teve o objetivo de informar os agentes comunitários de saúde sobre os perigos do caracol gigante africano (Achatina fulica) e instruir os profissionais para o emprego do conhecimento nas ações educativas a serem realizadas na comunidade. 

A equipe do IEC, representada por Delcir Vieira e Patrícia de Oliveira, desenvolveu diálogo interativo e exibição de slide-show, abordando os seguintes assuntos: origem, ciclo de vida, principais características, praga agrícola, Achatina fulica e Saúde Pública, prevenção e como controlar a praga.

"Iniciamos nossa abordagem apresentando as características do molusco, seus hábitos alimentares, ciclo de vida, postura de ovos, as doenças que podem transmitir e, especialmente, os métodos de controle e eliminação. Destacamos que o ambiente propício para a presença do caracol é onde eles encontram os 4 As (alimento, água, abrigo e acesso) e que a única forma de eliminá-los é adotando o hábito de manter o quintal livre desses elementos. Orientamos que o método eficaz para o controle e eliminação dos moluscos envolve a identificação da espécie, coleta manual de ovos e moluscos (com as mãos protegidas por luvas). Após a coleta, recomenda-se a utilização de uma solução de cloro (três partes iguais de água para uma de cloro) e deixar de molho por 24 horas. Em seguida, quebrar as conchas e descartá-las em sacos plásticos ou incinerá-las. Os ACSs confirmaram que muitas residências do território de abrangência do módulo possuem quintais com muito entulho e presença de roedores. Muitos moradores utilizam sal para eliminar os moluscos, o que provoca problemas ambientais no solo. Todos demonstraram muito interesse nas informações recebidas", relatou Patrícia.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.