terça-feira, 19 de dezembro de 2023

Educação em Saúde realiza ação educativa sobre higiene pessoal na Escola Municipal Diógenes Ribeiro de Mendonça

 


No dia 16 de novembro, o setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde (IEC), do Centro de Controle de Zoonoses de Niterói (CCZ), realizou ação educativa sobre higiene pessoal na Escola Municipal Diógenes Ribeiro de Mendonça, em Pendotiba.

O objetivo foi responder às dúvidas apresentadas pelos alunos do 5º ano do ensino fundamental relativas à palestra desenvolvida pela equipe do IEC no dia 26 de outubro. Os agentes Delcir Vieira e Patrícia de Oliveira conduziram o debate através de bate-papo interativo. 

Com o intuito de permitir que os alunos ficassem à vontade para esclarecer suas dúvidas, como metodologia pedagógica as turmas foram divididas por gênero. O palestrante Delcir ficou responsável pelo grupo de meninos; já a palestrante Patrícia, pelo grupo das meninas. 

Por meio de roda de conversa, foram abordados temas relativos a cuidados que se deve ter com o corpo, vestimentas e, especialmente, com os ambientes. Foi realizada uma breve explanação sobre as condições favoráveis para a presença de fungos, bactérias e animais sinantrópicos, e a equipe apresentou os métodos de controle para promover um ambiente salutar e, consequentemente, hábitos que aumentam a imunidade das pessoas e das casas. 

Os alunos participaram com entusiasmo, tiveram dúvidas esclarecidas sobre higiene capilar e combate aos piolhos, técnicas de limpeza e organização dos ambientes de maneira eficaz e contínua, concluindo cada espaço planejado para depois manter essas áreas livres de vetores. A professora Valéria Bretas apoiou a iniciativa e colaborou nas discussões.









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.