sexta-feira, 22 de dezembro de 2023

CCZ participa da Semana Interna de Prevenção de Acidente de Trabalho da CLIN



O CCZ – através do setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde (IEC) participou, no dia 24 de novembro, da Semana Interna de Prevenção de Acidente de Trabalho, promovida pela Companhia de Limpeza Urbana de Niterói (CLIN) em sua sede, no bairro de São Lourenço. A SIPAT tem como objetivo divulgar, orientar e promover a prevenção de acidentes, segurança e saúde no trabalho.

O IEC atuou com estande educativo sobre zoonoses e doenças de transmissão vetorial, onde desenvolveu explanação temática, exposição de maquetes e distribuição de material informativo. A equipe, representada pelos agentes Hugo Costa, Marcelo Lins e Maria Cristina Crisóstomo,  prestou informações e orientações sobre arboviroses (dengue, zika, chikungunya e febre amarela), roedores, pombos, entre outros, com o propósito de sensibilizar os visitantes sobre a importância da prática de medidas preventivas para se evitar a proliferação de doenças.

Além do estande, Hugo Costa realizou palestra sobre roedores e leptospirose com o propósito de fornecer informações essenciais aos profissionais de limpeza urbana, como os garis, para que possam identificar e lidar adequadamente com a leptospirose, uma doença infecciosa transmitida pela bactéria Leptospira, frequentemente associada à exposição à urina de roedores infectados.

Os participantes aprenderam sobre espécies de roedores urbanos, problemas causados por esses vetores, a leptospirose e prevenção – enfatizando a importância da eliminação dos 4 A’s (abrigo, acesso, alimento e água) para desencorajar a presença de roedores e outros animais sinantrópicos. 

“A atividade foi ótima! A participação do público foi muito boa. O pessoal estava interessado no assunto e perguntou bastante sobre problemas de lixo e saúde. Falamos bastante sobre leptospirose, sobre a doença em si, e os sintomas e sinais que eles [garis] deveriam se preocupar. Achei bacana conversar sobre isso, já que lidam com lixo. O estande também teve muita procura e estava bem legal. Estava cheio e, como tinham brindes para distribuir, o pessoal estava animadíssimo, ia ao estande, falava com a gente e levava os brindes. Foi maneiro!”, falou Hugo.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.