segunda-feira, 18 de dezembro de 2023

Palestra sobre Esporotricose: Sensibilização e Prevenção

 


No dia 16 de novembro, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) promoveu uma palestra esclarecedora sobre esporotricose no Médico de Família Teixeira de Freitas, no bairro Fonseca. O objetivo foi fornecer informações detalhadas sobre essa zoonose aos agentes comunitários de saúde, capacitando-os para implementar ações eficazes na comunidade.

A esporotricose, conhecida como "a doença do jardineiro", afeta não apenas os humanos, mas também os animais silvestres e domésticos, com os gatos sendo os mais suscetíveis. Em 2022, Niterói registrou 13 casos da doença em humanos, destacando a relevância de abordar esse tema.

Hugo Costa e Marcelo Lins lideraram a iniciativa educativa, utilizando um bate-papo interativo e uma apresentação de slide-show para abordar tópicos cruciais, como a definição da esporotricose, o agente causador (fungo), formas de transmissão, contaminação felina, contração da doença pelos humanos, além de estratégias de prevenção e tratamento.

Os agentes comunitários de saúde demonstraram grande interesse no assunto, evidenciando o impacto positivo da palestra. Essa iniciativa é fundamental para capacitar profissionais e promover a sensibilização sobre a esporotricose, contribuindo para a saúde e bem-estar da comunidade.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.