quinta-feira, 14 de dezembro de 2023

Educação em Saúde fala sobre higiene pessoal e ambiental com agentes comunitários de saúde do MMF do Maceió

 


O setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde (IEC), do Centro de Controle de Zoonoses, realizou palestra sobre higiene pessoal e ambiental para os agentes comunitários de saúde do Módulo Médico de Família do Maceió.

A atividade ocorreu no dia 08 de novembro e teve o objetivo de mostrar como um ambiente limpo e organizado pode eliminar a chance de presença de animais sinantrópicos e aumentar o sistema imunológico dos indivíduos em uma residência.

A equipe do IEC, representada por Delcir Vieira e Patrícia de Oliveira, apresentou técnicas de como destralhar objetos desnecessários, especialmente dos quintais, para evitar abrigos de ratos e caracóis africanos, e discutiram a importância de manter caixas d'água vedadas, vasilhas de água dos animais domésticos limpas diariamente, evitando a proliferação de larvas. 

"Iniciamos a palestra definindo o que é um ambiente saudável e apresentamos os riscos de se ter uma casa desorganizada, com presença de animais sinantrópicos. Estes animais favorecem um ambiente insalubre, atraindo diversos vetores e, consequentemente, adoecendo a todos que ali residem. Houve uma grande troca de experiências, e a vivência de cada agente facilita a compreensão dos hábitos dos moradores, permitindo a apresentação de estratégias de sensibilização para estimular a mudança de hábitos. Ao final, apresentamos a temática da higiene pessoal, um conjunto de atitudes que promove a saúde e o bem-estar, prevenindo assim diversas doenças, incluindo a pediculose. Os ACSs participaram com entusiasmo, mostrando interesse pela receita da Fiocruz para combater piolhos, pela higienização de calçados e pelo método que utilizamos nas escolas para ensinar a correta higienização das mãos. A próxima palestra será sobre Achatina fulica (caracol gigante africano), no dia 13/11", contou Patrícia.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.