quinta-feira, 21 de março de 2024

Capacitação Ambiental: CCZ dá continuidade ao engajamento de adolescentes do Programa Niterói Jovem EcoSocial no tema Arboviroses


O Centro de Controle de Zoonoses de Niterói (CCZ) deu continuidade à capacitação de adolescentes e jovens participantes do Programa Niterói Jovem EcoSocial, da Secretaria Municipal de Participação Social (SEMPAS), em parceria com o Instituto Três Romãs, responsável pela administração do programa.  A atividade ocorreu no dia 08/03, abordando o tema Arboviroses, no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas de Niterói, no Centro.

O Programa Niterói Jovem EcoSocial tem como propósito capacitar e envolver os jovens niteroienses em atividades que fomentem a educação ambiental, a cidadania ativa e a promoção de uma cultura de paz, visando transformá-los em agentes de mudança em suas comunidades.

Dentro dessa abordagem educacional ambiental, a equipe do setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde (IEC) do CCZ oferece informações e orientações dinâmicas interativas sobre temas como Meio Ambiente, Arboviroses, Roedores Urbanos Nocivos, Leptospirose, Raiva, Esporotricose, Pombos Urbanos e o Caracol Gigante Africano (Achatina fulica).

A ação educativa em saúde tem como objetivo sensibilizar os jovens para a importância do meio ambiente, bem como para o controle das zoonoses e doenças de transmissão vetorial relevantes para a Saúde Pública. Além disso, busca estimular a disseminação do conhecimento no ambiente cotidiano.

O IEC, representado por Adriana Heizer, Delcir Vieira, Hugo Costa, Lílian Barcellos e Patrícia de Oliveira, conduziu uma palestra interativa com apresentação de slides, abordando temas como as arboviroses transmitidas pelo Aedes aegypti (dengue, zika, chikungunya e febre amarela urbana), seus sintomas, principais medidas preventivas e combate aos possíveis criadouros do vetor.


Programa Niterói Jovem EcoSocial

Por Sérgio Marien, do Instituto Três Romãs

O Programa Niterói Jovem EcoSocial, que é parte do Pacto Niterói Contra a Violência, é um programa que visa promover a segurança, a paz e o bem-estar dos cidadãos de Niterói.

Dentro desse pacto existe um programa específico chamado "Niterói Jovem EcoSocial", de cunho socioambiental, administrado pelo Instituto Três Romãs através de uma parceria com a SEMPAS - Secretaria Municipal de Participação Social, que se dedica a envolver os jovens da comunidade em ações voltadas para a sustentabilidade e o combate à violência. 

O Niterói Jovem EcoSocial tem como objetivo capacitar e engajar os jovens de Niterói em atividades que promovam a educação ambiental, a cidadania ativa e a construção de uma cultura de paz. Através de parcerias com instituições locais, escolas e organizações da sociedade civil, o programa oferece oportunidades para que os jovens se tornem agentes de transformação em suas comunidades. 

As ações do Niterói Jovem EcoSocial podem abranger uma variedade de áreas temáticas, como preservação ambiental, gestão de resíduos, educação para a paz, promoção dos direitos humanos e atividades de engajamento comunitário. 

Os jovens participantes são capacitados por meio de oficinas, formações e atividades práticas, incentivando-os a desenvolver habilidades de liderança, trabalho em equipe e consciência social.












Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.