segunda-feira, 11 de março de 2024

Pais de alunos do CIEP Emiliano Di Cavalcanti recebem palestra sobre arboviroses



Pais de alunos do CIEP 450 - Emiliano Di Cavalcanti, no bairro Badu, receberam palestra sobre arboviroses promovida pelo setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde (IEC) – do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) na última semana (dias 06 e 07 de março).

O objetivo foi alertar os pais de alunos e responsáveis sobre os perigos à saúde causados por essas doenças – em especial, dengue, zika e chikungunya – e a importância da prevenção.

Como metodologia, houve um bate-papo interativo, nos moldes de palestra, com apresentação de slide-show.  A agente Patrícia de Oliveira abordou o tema enfatizando as arboviroses e seus sintomas, as características do mosquito transmissor (o Aedes aegypti), principais medidas de prevenção e combate aos possíveis criadouros do vetor. 

A atividade contou com a presença expressiva de aproximadamente 70 pessoas.  Os participantes foram orientados quanto ao descarte correto de objetos desnecessários nos quintais, com a intenção de manter o ambiente limpo e organizado, livre de vetores.  A palestrante falou sobre a importância de ir à unidade de saúde e seguir a orientação do médico aos primeiros sinais da doença.

Atendendo à solicitação da diretora Carmen Mello e da coordenadora pedagógica Nathalia Caride, os pais também foram orientados sobre a atenção e supervisão com a higiene pessoal dos filhos, destacando os cuidados diários com o uniforme, tênis e as garrafas que são utilizadas para beber água. Outra orientação necessária foi a respeito da preservação do patrimônio público, como estratégia de manter o espaço escolar organizado e limpo, longe da presença de animais sinantrópicos. Ao final da palestra alguns pais perguntaram sobre a vacina da Dengue. Os responsáveis demonstraram interesse nos assuntos abordados. 

Estiveram presentes na ação as servidoras do Instituto Federal do Rio de Janeiro - Campus Niterói Helena Martins, Diretora de Administração, Sheila Soares, Coordenadora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação e Isabel Coelho, Coordenadora de Extensão. O intuito foi divulgar a instituição no que tange às ações de ensino, pesquisa e extensão, com ênfase aos cursos integrados ofertados pelo campus.  Os responsáveis pela apresentação solicitaram atividades do IEC para o IFRJ.








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.