quinta-feira, 21 de março de 2024

MMF Bernardino recebe palestra sobre arboviroses

 


Com o intuito de informar, discutir e esclarecer acerca das arboviroses, seus riscos, prevenção e tratamento, o Centro de Controle de Zoonoses de Niterói (CCZ), por meio do seu setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde (IEC), realizou uma palestra no Módulo Médico de Família da Bernardino, no Fonseca, na última semana, dia 13 de março.

O IEC, representado por Hugo Costa e Marcelo Lins, conduziu um bate-papo interativo com apresentação de slides, abordando temas como as arboviroses transmitidas pelo Aedes aegypti (dengue, zika, chikungunya e febre amarela urbana), seus sintomas, principais medidas preventivas e combate aos possíveis criadouros do vetor.

Hugo relatou que a atividade com os agentes comunitários de saúde foi muito boa e que esclareceu várias dúvidas em relação à vacina, o ciclo evolutivo do mosquito Aedes aegypti, os sorotipos da Dengue, larvicidas utilizados no município, o Projeto Wolbachia e os mosquitos do bem.


O método Wolbachia – Desenvolvido pela World Mosquito Program (WMP) e, no Brasil, conduzido pela Fiocruz, o método consiste na liberação de Aedes aegypti com Wolbachia para que se reproduzam, estabelecendo, aos poucos, uma nova população de mosquitos. Quando presente no Aedes aegypti, a Wolbachia impede que os vírus da dengue, zika, chikungunya e febre amarela urbana se desenvolvam dentro dele, contribuindo para redução destas doenças.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.