quinta-feira, 9 de maio de 2024

CCZ dá continuidade às ações educativas sobre arboviroses em canteiros de obras

 


Com o propósito de sensibilizar e alertar os funcionários sobre a relevância da adoção de medidas preventivas contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor de arboviroses, em 29 de abril, o Centro de Controle de Zoonoses de Niterói promoveu uma palestra no canteiro de obras do empreendimento da MP Construtora, localizado no bairro Pendotiba, atendendo a uma solicitação da técnica de responsabilidade socioambiental Marcelle de Oliveira Dias.

A ação educativa foi conduzida pela agente Patrícia de Oliveira, por meio de uma apresentação e exibição de slides. Foram abordados temas como o ciclo de vida do Aedes aegypti, seu comportamento, biologia do vetor e a importância de adotar hábitos diários para minimizar o risco de proliferação do mosquito.

Entre as medidas preventivas, a palestrante orientou os responsáveis pela obra a organizarem o espaço e a fornecerem um destino adequado para os resíduos de materiais, a fim de evitar o acúmulo de água e a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor das arboviroses dengue, zika, chikungunya e febre amarela.

A construção civil e os canteiros de obras são ambientes altamente propícios ao acúmulo de água, facilitando assim a disseminação do mosquito Aedes aegypti, transmissor das arboviroses. A prevenção do avanço dessas doenças depende principalmente de ações de controle dos focos. Em consonância com essa preocupação de saúde pública, o CCZ/IEC apoia essa iniciativa com o intuito de sensibilizar as equipes sobre a gravidade da situação e os cuidados necessários na prevenção.

É essencial que haja no canteiro de obras uma cultura de responsabilidade compartilhada em relação à identificação e prevenção de possíveis focos, envolvendo diversos profissionais, incluindo a equipe de limpeza, mestres de obras, engenheiros, técnicos de segurança do trabalho e até mesmo estagiários.

"Foi nítido o interesse dos colaboradores em conhecer os métodos de prevenção e combate ao vetor. Apresentamos a localização da Policlínica Regional do Largo da Batalha como referência para orientação médica, caso haja necessidade, e a importância da hidratação como tratamento fundamental na Dengue", afirmou Patrícia.

Michelle de Oliveira solicitou uma ação educativa e de vacinação antirrábica da Seção de Controle da População Animal no canteiro de obras, onde há muitos cães sem um tutor definido que são alimentados e hidratados pelos funcionários.











Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.