terça-feira, 14 de maio de 2024

Atividade sobre Arboviroses na UMEI Vinicius de Moraes: Uma Jornada de Sensibilização e Transformação

 


Na última terça-feira, 7 de maio, o setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde (IEC) do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) teve a oportunidade de vivenciar um momento inspirador na UMEI Vinicius de Moraes, bairro Sapê, onde realizou atividades sobre arboviroses para os alunos da Educação Infantil (GREI III, IV, V) e 1º ano do Ensino Fundamental I.

Com o objetivo de despertar nas crianças a motivação para se tornarem agentes transformadores e multiplicadores, a agente Patrícia de Oliveira embarcou em uma aventura através da contação da história do casal de mosquitos Ed e Gigi (Aedes aegypti). Através da sua narrativa, despertou nos alunos a vontade de modificar o ambiente doméstico, incentivando a higienização diária dos bebedouros dos animais, a organização dos brinquedos em caixas que devem ser guardadas em locais cobertos e a eliminação de qualquer objeto que possa servir de criadouro para o mosquito.

Com o auxílio de painéis coloridos e interativos, a palestrante reforçou o conceito de que a limpeza e a organização dos ambientes diminuem consideravelmente a chance da presença do mosquito transmissor das arboviroses. Durante a atividade, alguns alunos relataram ter contraído dengue no início do ano, o que sensibilizou ainda mais para a importância da prevenção.

“Finalizamos nossa história reforçando a importância da limpeza dos quintais e, em caso de suspeita de dengue, da intensificação da hidratação e da procura urgente de uma unidade de saúde”, contou Patrícia.

Como parte da prática pedagógica, o educador Leonardo Baptista está desenvolvendo com seus alunos do 1º ano do ensino fundamental cartazes e painéis ilustrativos chamando a atenção para a importância das medidas de prevenção e combate ao Aedes aegypti, já que mais de 70% dos focos do inseto são encontrados em criadouros no ambiente domiciliar.

A recepção da escola foi incrível! A direção, representada por Fernanda de Oliveira e Luciana Pereira, ofereceu todo o apoio para a realização da atividade e, reconhecendo a relevância do tema, solicitou a realização de uma palestra sobre higiene pessoal (pediculose e escabiose) para os pais, agendada para o dia 22 de maio.






















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.