No dia 24 de abril o setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde (IEC), do Centro de Controle de Zoonoses de Niterói (CCZ), realizou ação educativa sobre arboviroses na Jardim de Infância Amoreco, localizado no Largo da Batalha, em atendimento à solicitação da vice-diretora Regina Alfradique
A ação educativa em saúde teve o objetivo de estimular nos alunos a sensibilização sobre os perigos e cuidados com o mosquito Aedes aegypti, vetor responsável pela transmissão das arboviroses dengue, chikungunya, zika e febre amarela.
Desenvolvida pela agente Patrícia de Oliveira, a contação de história se propôs a despertar nas crianças a imaginação, as emoções, o interesse e as expectativas em relação ao assunto proposto (arboviroses) de maneira lúdica e divertida. A metodologia de ensino também teve a intenção de motivar os pequenos a se tornarem incentivadores dos hábitos de prevenção em suas casas.
Na dinâmica proposta, os alunos simularam uma busca ativa por possíveis criadouros do Aedes aegypti no espaço destinado a atividades lúdicas. A adesão na transformação foi imediata, todos demonstraram interesse em eliminar possíveis focos do mosquito.
Ao final, as crianças descartaram o lixo na lixeira e organizaram os brinquedos em caixas. Com a explanação da importância de hidratar o organismo como método mais eficaz para o tratamento da dengue, uma aluna que havia declarado não ter vontade de beber água, sentiu a necessidade de consumir água com mais frequência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.