Nos dias 15 e 16 de abril, o setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde (IEC), do Centro de Controle de Zoonoses de Niterói (CCZ), realizou ação educativa sobre arboviroses na Escola Municipal Felisberto de Carvalho, bairro Vila Progresso.
A atividade foi realizada pela agente Patrícia de Oliveira, que utilizou a metodologia do bate-papo interativo com apresentação de slide-show e distribuição material informativo.
O conteúdo programático contemplou os seguintes tópicos: arboviroses (dengue, zika e chikungunya) e seus sintomas, características do mosquito transmissor (o Aedes aegypti), principais medidas de prevenção e combate aos possíveis criadouros do vetor.
A atividade ocorreu na sala de informática e contou com a participação efetiva da coordenadora de turno Mariluci Petrone Lima na condução do público. As turmas foram encaminhadas com os seus respectivos professores, que colaboraram na organização.
Os alunos demonstraram interesse e relataram suas práticas para evitar a presença do Aedes aegypti e criadouros. Houveram muitas dúvidas em relação à vacina da dengue, imunidade dos vírus das arboviroses e canais de comunicação para denunciar focos do Aedes aegypti.
Ao estimular o engajamento dos estudantes e incentivar a multiplicação desses conhecimentos no âmbito familiar, o CCZ reforça a importância da educação como ferramenta fundamental no combate às doenças transmitidas pelo Aedes aegypti.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.