No dia 21 de maio de 2024, o Laboratório de Zoonoses (LABZO) do Centro de Controle de Zoonoses de Niterói (CCZ), através da sua equipe do Programa Nacional de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (VIGIÁGUA), conduziu, juntamente à equipe da Vigilância Sanitária de Niterói (VISA), um importante treinamento operacional de coleta de água para os técnicos do Instituto Estadual do Ambiente (INEA) e da concessionária Águas de Niterói. A atividade ocorreu nas dependências do INEA no Centro de Niterói.
O treinamento começou com Daniel Noé Pio, chefe de divisão da VISA, que apresentou informações sobre a Portaria que regula o VIGIÁGUA e explicou as ações planejadas na parceria entre os órgãos envolvidos. Em seguida, Almir Medeiros, chefe do LABZO, deu uma palestra abrangente sobre os procedimentos de coleta de água, destacando os aspectos físico-químicos e biológicos. Ele explicou como são feitas as análises de cloro, turbidez e presença de bactérias, além de citar os objetivos do Programa e o funcionamento do Sistema de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (SISÁGUA).
Na etapa prática do treinamento, os técnicos Paulo Sérgio Xavier da Costa e Cosme Rodrigues Bahia (LABZO) demonstraram todas as etapas da coleta de água. Eles mostraram como ligar o equipamento para leitura do material coletado, realizar a coleta de água, fazer a leitura "in locu" dos níveis de cloro e turbidez, registrar os resultados físico-químicos em planilhas e acondicionar a água em recipientes esterilizados para análise microbiológica no Laboratório de Saúde Pública Miguelote Vianna.
Durante todo o treinamento, houve participação ativa dos presentes, com perguntas e esclarecimentos de dúvidas, garantindo que todos os técnicos envolvidos saíssem bem preparados para aplicar os conhecimentos adquiridos em suas respectivas funções.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.