sexta-feira, 3 de maio de 2024

Uma Jornada Instigante: Mergulhando no Universo do Controle de Zoonoses com Estudantes de Medicina


A visita de estudantes de medicina da Universidade Federal Fluminense (UFF) ao Centro de Controle de Zoonoses de Niterói (CCZ) transcendeu os muros de uma simples instituição, transformando-se em uma jornada por mais conhecimento em saúde pública. 

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Niterói é o órgão responsável pelo controle de agravos e doenças transmitidas por animais (zoonoses), por meio do controle de populações de animais domésticos (cães e gatos) e controle de populações de animais sinantrópicos (morcegos, pombos, roedores entre outros).

Nos dias 18 e 25 de abril o setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde (IEC) do CCZ recebeu os alunos da UFF.  No espaço do mini auditório, Maria da Glória Moreira e Cláudio Moreira realizaram uma palestra informativa sobre as atividades do órgão, sua missão, e os serviços que oferecem aos munícipes.  A explanação incluiu também tópicos relacionados ao controle de zoonoses como epidemiologia, prevenção de doenças, vigilância sanitária, manejo de populações de animais, controle de animais sinantrópicos, o projeto Wolbachia em parceria com a Fiocruz, campanha de vacinação antirrábica, entre outros. 

Na sequência, todos realizaram um tour pelas instalações, onde puderam conhecer as áreas de laboratório, salas de cirurgia, operacional de controle de vetores, entre outros espaços. Isso permitiu que tivessem uma compreensão mais ampla das operações do centro.  

Ao longo da visita, os estudantes foram encorajados a fazer perguntas e participar de discussões para ampliar seu entendimento sobre os temas abordados e sobre o funcionamento do CCZ. 

“O interessante dessa parceria é que consideramos que os médicos humanos precisam ter conhecimento do que o CCZ oferece, saber da importância do cuidado dos animais e que existem doenças que podem ser passadas para os seres humanos também. Então, essa visão de conhecer o que a Fundação Municipal de Saúde oferece para um médico é muito importante.  A atividade foi excelente!  As principais dúvidas foram relativas ao Método Wolbachia e ao inseticida usado no combate ao Aedes aegypti. Os jovens foram muito participativos e trouxeram experiências.  Participaram alunos de Niterói e de outros munícipios e estados (São Paulo e Ceará). A aluna do Ceará falou do trabalho do guarda de endemias da sua localidade”, contou Maria da Glória.

Em suma, a visita ao CCZ proporcionou aos estudantes de medicina uma visão prática das atividades de prevenção e controle de zoonoses, além de destacar a importância da colaboração entre profissionais de diferentes áreas para a saúde pública. E mais do que um passeio informativo, representou um encontro com a realidade, um convite para os futuros profissionais desvendarem os desafios e as conquistas na luta contra as zoonoses.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.