sexta-feira, 3 de dezembro de 2021

Educação em Saúde realiza ação conjunta com profissionais de odontologia e enfermagem.

 



Nesta segunda-feira (29/11), o setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde (IEC), do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), realizou ação educativa conjunta com profissionais de odontologia e enfermagem na Policlínica do Largo da Batalha.

A atividade do IEC teve como propósito alertar os usuários sobre a necessidade de pequenas atitudes na prevenção à COVID-19.  A equipe, representada por Delcir Vieira e Patrícia de Oliveira, descreveu informações mais recentes sobre a doença, ressaltando a importância da higienização das mãos e do uso de máscara facial.

Já a proposta da dentista Dra. Claudia Ferreira de Almeida, da acadêmica de enfermagem UFF Beatriz Fileme, e da Enfermeira Residente em Saúde Coletiva UFF, Anna Julia Mendes Rosa, abordou o tema higiene bucal, tendo como pilares o incentivo à alimentação de qualidade e à escovação dental diária, seguindo uma rotina para prevenção da obesidade infantil, diabetes e cárie.

A ação educativa em saúde atividade foi planejada e produzida pela Andréa Bittencourt, coordenadora da equipe multiprofissional e teve como público-alvo crianças menores de 10 anos acompanhadas de suas mães.  Foram atendidos grupos reduzidos para evitar aglomerações, o que facilitou muito a interação.  

“A nossa parte foi apresentar a importância de completar o esquema vacinal da Covid-19, o uso correto de máscara, a higienização das mãos e o distanciamento social como práticas efetiva para reduzir os riscos de contaminação. Foi notório o interesse dos participantes. As dúvidas mais comuns foram sobre a disponibilidade da dose de reforço para maiores de 18 anos, qual intervalo entre as doses, por que tem que ser vacinas diferentes na dose de reforço, se a nova variante [Ômicron] é letal, e se o álcool gel substitui a lavagem das mãos. Divulgamos a campanha da influenza que ocorrerá neste sábado dia 04/12 em todas as unidades de saúde, inclusive na PRLB”, relatou Patrícia.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.