sexta-feira, 10 de dezembro de 2021

Educação em Saúde fala sobre segurança alimentar na Policlínica do Largo da Batalha

 

 

Nesta segunda-feira (06/12) o setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde (IEC), do Centro de Controle de Zoonoses de Niterói (CCZ), realizou ação educativa sobre segurança alimentar para um grupo de mães na Policlínica do Largo da Batalha.  

A ação educativa teve como objetivo informar sobre os procedimentos adequados à manipulação de alimentos, beneficiando a qualidade dos produtos e a saúde do consumidor.

Os agentes Delcir Vieira e Patrícia de Oliveira desenvolveram a atividade por meio de bate papo interativo.  Principais tópicos abordados: meios de contaminação, alimentos de maior risco, contaminação cruzada, sintomas das Doenças Transmitidas por Alimentos (DTAs) e higienização.  

A atividade foi em atendimento à solicitação da coordenadora da equipe multiprofissional Andréa Bittencourt, que está organizando um ciclo de palestras que envolve diversos profissionais da policlínica. Contou com a participação da acadêmica de enfermagem da UFF Beatriz Lamego e da residente de enfermagem Anna Julia Rosa, que confeccionaram um cartaz com informações sobre alimentação saudável baseado na orientação da nutricionista Laura Stellet.

“Nossa abordagem sobre segurança alimentar envolveu dois pilares: limpeza e higienização dos alimentos e utensílios domésticos. As mães demonstraram interesse e relataram dúvidas que foram sanadas na roda de conversa pelos profissionais envolvidos. As perguntas mais comuns foram sobre o tempo de duração da  esponja, como identificar a hora do descarte da tábua de corte e como higienizá-la corretamente, e medida correta da solução de água sanitária (1 colher de sopa) e água (1 litro) para higienização de alimentos e limpeza diária da pia.  Recomendamos o uso da lixeira de pedal”, informou Patrícia. 








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.