Tendo como objetivo informar, discutir e esclarecer sobre o que são arboviroses, os riscos envolvidos, prevenção e tratamento, o setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde (IEC), do Centro de Controle de Zoonoses de Niterói (CCZ), realizou na última semana (12 de abril) palestra no Módulo Médico de Família do Badu.
O IEC, composto por Delcir Vieira e Patrícia de Oliveira, desenvolveu um bate-papo interativo com exibição de slide-show, abordando os seguintes tópicos: arboviroses transmitidas pelo Aedes aegypti (dengue, zika, chikungunya e febre amarela urbana) e seus sintomas, principais medidas de prevenção, e combate aos possíveis criadouros do vetor.
“Foi uma ótima oportunidade para os agentes se aprofundarem no assunto e esclarecerem dúvidas antigas. A troca foi tão interessante que conseguimos transitar entre a teoria e a vivência deles nas comunidades. Discutimos também sobre como se comunicar de forma eficiente com os usuários objetivando sensibilizá-los para uma rotina de auto cuidado consigo e com a própria residência. Falamos também sobre o Projeto Wolbachia, da Fiocruz, como método de controle e destacamos que o trabalho de educação em saúde com os moradores vai ser fundamental para a promoção da saúde, evitando, assim, a presença de insetos e outros animais sinantrópicos na comunidade. Percebemos que os agentes se entusiasmaram com as dicas de como destralhar e organizar uma casa”, pontuou Patrícia.
Segundo a equipe de educação em saúde, os participantes relataram que já perceberam uma transformação na consciência dos moradores quanto a assumir a responsabilidade em limpar e organizar o quintal para evitar possíveis criadouros de mosquitos.
O próximo encontro será sobre o tema esporotricose no dia 16/05.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.