Nesta terça-feira (dia 25/04), o setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde (IEC), do Centro de Controle de Zoonoses, realizou palestra sobre pombos urbanos para os agentes comunitários de saúde do Módulo Médico de Família Cantagalo.
O objetivo de sensibilizar sobre a importância da adoção de medidas que evitem a oferta de alimento e o acesso a locais que possam se tornar abrigo dos pombos e favorecer a reprodução dessa ave – especialmente no ambiente domiciliar e de convívio.
A equipe do IEC, representada por Delcir Vieira e Patrícia de Oliveira, apresentou como pauta os tópicos: biologia dos pombos, os fatores que favorecem sua presença, os cuidados para manejá-lo, quais as principais doenças causadas e como deve ser feito o controle efetivo desses animais.
“Foi bastante interessante apresentar a origem das aves, possíveis doenças transmitidas pelos pombos tanto em animais como humanos. O que mais despertou interesse nos agentes foi a orientação de como eliminar a presença dessas aves e especialmente a forma correta de higienização das fezes, evitando assim infecção por fungos, bactérias, vírus ou protozoários. Alguns participantes relataram que as residências de alguns moradores disponibilizam ração para animais domésticos sem restrição de tempo, atraindo assim os pombos que acabam encontrando: abrigo, alimento e água”, comentou Patrícia.
O próximo encontro será dia 07/06 e tratará do tema Manipulação de Alimentos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.