quinta-feira, 20 de abril de 2023

Educação em Saúde fala sobre arboviroses no Projeto Niterói 60 UP do Largo da Batalha

 


Nesta segunda-feira, dia 17 de abril, o setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde (IEC), do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) visitou o polo Largo da Batalha (Praça Levi Francisco da Cruz Nunes) do Projeto Niterói 60UP, como parte de seu programa de ações educativas em saúde. 

O objetivo deste segundo encontro foi atualizar informações, discutir e esclarecer sobre o que são arboviroses, os riscos envolvidos, prevenção e tratamento.

Delcir Vieira e Patrícia de Oliveira, integrantes do IEC, conduziram um bate-papo interativo, discutindo os seguintes assuntos: arboviroses transmitidas pelo Aedes aegypti (dengue, zika, chikungunya e febre amarela) e seus sintomas, características do mosquito transmissor, principais medidas de prevenção, e combate aos possíveis criadouros do vetor. 

O velho "mosquito da dengue" hoje ficou mais conhecido como o responsável por outras doenças também: a zika, a chikungunya e a febre amarela. 

A equipe apresentou como ferramenta importante no manejo ambiental, o destralhe, ou seja, a eliminação do ambiente de objetos desnecessários que podem se tornar criadouros de mosquitos. Como outra medida preventiva, enfatizou-se a importância de lavar bebedouros de animais para eliminar possíveis ovos de mosquitos aderidos às bordas. 

Os palestrantes falaram também sobre a sintomatologia das arboviroses, os riscos, e a importância da busca por uma unidade de saúde mais próxima aos primeiros sinais das doenças. 

Segundo Patrícia, o núcleo tem um número expressivo de alunos entusiasmados por conhecimento e hoje isso não foi diferente, o tema Arboviroses rendeu bastante debate e muitas dúvidas foram esclarecidas.


Projeto Niterói 60 UP

O Projeto Niterói 60UP é um programa de base comunitária destinado a melhorar a qualidade de vida dos idosos residentes na cidade.  É uma iniciativa da Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria Municipal do Idoso (SMI), para as atividades de ginástica, dança de salão, passeios e o coral Avós do Canto. 

De acordo com o secretário municipal do Idoso, José Antônio Fernandez (Zaf), o objetivo principal é promover a qualidade de vida, pela socialização, oferecendo aos idosos atividades físicas, sociais e culturais que promovam o bem-estar, gerando sentimentos positivos – evitando, assim, a depressão – e estimulando a função cognitiva.










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.